Cidadeverde.com

Primeiro navio da Marinha chega ao Porto Piauí em Luís Correia

Fotos: CCom

O primeiro navio da Marinha chegou nesta segunda-feira (11) ao Porto Piauí, em Luís Correia, litoral do estado. A embarcação e mais dois navios estarão fundeados no porto na inauguração da sua primeira etapa, que acontece nesta quarta-feira (13).

“Nós estamos nas preparações finais para o grande dia, 13 de dezembro, que será a inauguração do tão sonhado Porto Piauí, em Luís Correia. Aqui, a gente já pode acompanhar a chegada do navio Iguatemi, que é uma fragata de aproximadamente 64 metros. Amanhã, chegarão outras duas embarcações. É um momento histórico para o Piauí, que representa um divisor de águas para a economia do Piauí, do Brasil e do mundo, porque abre um portal de possibilidades de importação e exportação, sobretudo alinhado ao projeto do Hidrogênio Verde”, destacou o secretário de Governo, Marcelo Noleto.

O presidente da Investe Piauí, Vitor Hugo, pontuou ainda que a chegada do navio é um sinal de que o serviço de dragagem do local já está funcionando.

“O governador entrega o acesso a esse porto através de um canal de 3,5 km e através de uma bacia de evolução. O fato de a gente ter esse navio da Marinha é uma declaração inequívoca de que houve essa dragagem e ela está em pleno funcionamento”, acrescentou o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo.

Nesta quarta-feira (13), já será entregue o canal de acesso; a retroárea, que consiste na área imediatamente após o cais; a urbanização da via; o ambiente de acesso (portal), onde será construído o centro administrativo do porto; além do pátio de contêiner e o pátio de mercadorias em geral.

Entrega da declaração de “nascimento” do Porto Piauí

Antes do início do evento de entrega da primeira etapa do Porto Piauí, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, visitará o local pela manhã e fará a entrega da Declaração de Terminal de Uso Privado (TUP), documento que autoriza o “nascimento” do porto.

Veja também:

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais