Cidadeverde.com

Filho de prefeita de Luís Correia é alvo de operações da FiCCO e Gaeco

Foto: Reprodução redes sociais @maninhafontenelelc

Por Bárbara Rodrigues e Darival Júnior

Pedro Júnior Fontenele Brito, que é secretário de Finanças, Planejamento e Orçamento da Prefeitura de Luís Correia, e que também é filho da prefeita Maninha Fontenele, é alvo de duas operações realizadas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí (FICCO/PI) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) nesta quarta-feira (7). O Cidadeverde.com entrou em contato com a equipe da Prefeitura de Luís Correia que informou que os envolvidos na operação serão exonerados (Veja a nota no final da matéria).

O Cidadeverde.com apurou que entre os alvos da operação está a residência de Pedro Júnior, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão, onde foi encontrado dinheiro, cadernos de anotações, celulares e dois veículos que foram apreendidos.

Uma das operações foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí ( FICCO/PI), intitulada de "Operação LED" que investiga esquema de lavagem de dinheiro de uma facção que atua no estado do Piauí e tem representação no litoral piauiense.

Questionado sobre a atuação de Pedro Júnior, o delegado da Polícia Federal, Albert Paulo Sérvio de Mourão, coordenador da FICCO, preferiu não dar muitos detalhes, mas disse que todos os alvos participavam desse esquema.

“A investigação desenvolvida pela FICCO diz respeito a lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas. Identificamos um grupo de pessoas que eram responsáveis por recolher dinheiro em pontos de venda de drogas, e colocar esse dinheiro para circular nas contas de terceiros, para que eles sejam destinados a sua finalidade, seja pagamento de fornecedor de drogas e de custos. Todas as pessoas que foram presas  e tiveram mandados cumpridos nas suas residências, participaram e colaboram nesse esquema”, afirmou o delegado.

Operação Volt

Já a Operação Volt foi desenvolvida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), contra desvios de recursos públicos na prefeitura de Luís Correia, a 349 km de Teresina, e pagamento de propina.

Foto: Ascom

Sobre essa investigação, o promotor Adriano Fontenele preferiu não citar os nomes dos investigados e nem explicar em detalhes como funcionava a organização criminosa para não atrapalhar a investigação.

O Cidadeverde.com que o secretário Pedro Júnior também foi um dos alvos dessa operação.

Segundo o Ministério Público, estão sendo investigados desvios de recursos públicos destinados ao serviço de iluminação pública do município de Luís Correia, por meio das condutas criminosas de fraude à licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

“O objetivo é apurar e coibir desvio de recursos públicos pertencentes ao município de Luís Correia. A investigação aponta irregularidades no projeto de contrato firmado pelo município com a empresa privada responsável pela prestação de serviço de manutenção da iluminação pública do município e a evidência de pagamento de propina. A operação tem como alvo agentes públicos, empresários e alguns particulares e ela visa tampar esses desvios de recursos públicos, bem como coletar material a convalidar esses elementos de prova já acolhidos pela investigação”, informou o promotor Adriano Fontenele ao Cidadeverde.com.

Prefeitura se manifesta

Em nota, a prefeita Maninha Fontenele afirmou que todos os envolvidos nas operações serão exonerados.

"Determinei a exoneração de todos que foram citados na investigação, mesmo não fazendo qualquer juízo de valor quanto a culpabilidade, tal medida visa proporcionar aos acusados as condições ideais para esclarecimentos dos fatos, bem como, a imediata rescisão contratual, de forma unilateral, com a empresa citada", informou.

Confira a nota na íntegra:

Venho a público esclarecer sobre os últimos fatos noticiados pela imprensa neste dia 07 de fevereiro do ano corrente. Esclareço que não sou citada em qualquer investigação e nem sofri qualquer ato por parte do Poder Judiciário. Sempre pautei por uma gestão transparente, sendo que as contas da gestão, foram julgadas e aprovadas por unanimidade pelos órgãos de controle.

Informo, ainda, que determinei a exoneração de todos que foram citados na investigação, mesmo não fazendo qualquer juízo de valor quanto a culpabilidade, tal medida visa proporcionar aos acusados as condições ideais para esclarecimentos dos fatos, bem como, a imediata rescisão contratual, de forma unilateral, com a empresa citada.

Confio na Justiça do meu Estado, ao tempo que me coloco à disposição para demais esclarecimentos, reafirmo meu compromisso com o mandato e o respeito pelos cidadãos de Luís Correia.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais