Cidadeverde.com

Investimentos em inteligência de dados para dar suporte à expansão da marca

Com um plano de expansão que prevê a abertura de 28 novas lojas em 2021 e mais de 25 por ano até 2023, o Assaí Atacadista tem apostado na inteligência de dados como pilar de sua estratégia de crescimento. Em parceria com a MicroStrategy, empresa de Virginia, nos Estados Unidos, que fornece serviços de business inteligence (BI), a rede integrou as informações operacionais de todo o parque de lojas em um mesmo software especializado, e observou uma escalada no ganho de eficiência desde então. 

 
“Antes de adotarmos o BI como um padrão na companhia, muitos relatórios eram produzidos de maneira manual e a partir de fontes diversas. Isso dificultava o trabalho e ainda dava margem à divergência de informações, por exemplo. Em menos de uma década, saltamos de quatro usuários de BI para os atuais 3 mil. E planejamos dobrar este número até o fim deste ano”, exemplifica Rodrigo Callisperis, Diretor de TI do Assaí. Com o BI, as informações tornaram-se precisas e integradas, de modo que relatórios que demoravam até um dia para serem produzidos passaram a ser extraídos em minutos. “Atualmente, os gerentes conseguem acompanhar as vendas de suas lojas em tempo real, pelo celular, o que propicia uma tomada de decisão mais rápida.”, ressalta Callisperis.
 
Para suportar a mudança de cultura interna, a rede também passou a investir na contratação de profissionais de cientistas de dados especializados em Data Science e Big Data. Esses profissionais serão estratégicos para que a companhia possa processar o volume de dados e os transformar em informações valiosas para o negócio, como a análise de comportamento com base no histórico de vendas. “Com o BI mais analíticos, poderemos entender padrões de compra por cidade, segmento, tipo de produtos, entre outros fatores, e entregar uma experiência de compra ainda mais satisfatória para os nossos clientes“, avalia Callisperis.

 
O Assaí, que no último ano registrou R$ 39,4 bilhões de receita bruta e recentemente foi listado nas bolsas de valores de São Paulo (B3 – ASAI3) e Nova Iorque (NYSE - ASAI), trabalha com um plano de expansão que deverá contar com a abertura novas unidades em todas as cinco regiões do Brasil. Atualmente, são 184 lojas em todas as regiões do país e a marca é a décima maior empregadora privada do Brasil, com mais de 50 mil colaboradores.


Segundo a MicroStrategy, o Assaí é uma das principais empresas que usam suas soluções de BI no Brasil. No começo, a tecnologia ajudou o atacado de autosserviço a integrar as informações de vendas de toda a rede, assegurando a precisão dos dados analisados e disponibilizados em painéis e relatórios de indicadores de negócio. O passo seguinte foi auxiliar a tomada de decisão das áreas de negócio, o que ajudou a disseminar a cultura do uso dos dados por outros departamentos da empresa, diminuindo o uso de planilhas e aumentando a produtividade na elaboração de relatórios analíticos. "A MicroStrategy vem otimizando suas tecnologias para continuar dando suporte às diferentes necessidades dos clientes ao redor do mundo, desde projetos complexos, como o do Assaí, até projetos mais simples. Nosso portfólio de soluções leva a inteligência de dados para todos os lugares, todas as empresas e todos os dispositivos", afirma Diego Keller, vice-presidente e gerente geral da MicroStrategy América Latina.