Cidadeverde.com

Google aprimora ferramenta para apagar dados sobre você

O Google anunciou nesta quarta-feira, 28 de setembro, um importante upgrade para a sua ferramenta “Resultados Sobre Você” lançada em maio passado. Além de apontar se existe na internet alguma divulgação de seu endereço, número de celular, e-mail, documentos e outros dados, será possível configurar alertas sobre informações pessoais que aparecerem em resultados de busca.

A função "Resultados Sobre Você" foi criada após muitas denúncias de divulgação de informações falsas e invasões de privacidade. Pressionado por milhões de usuários que desejam remover seus dados pessoais da internet, o Google deixou essa opção – que começará a ser lançada nos EUA – no seu perfil, ao lado da sua foto no canto superior direito.

Agora, de acordo com o anúncio feito no Search On 22, essa proteção das informações de identificação pessoal (PII) terá um recurso extra: poder configurar se e quando essas informações aparecerão na web.

COMO VAI FUNCIONAR

Habitualmente, procuramos nosso nome no Google para saber como anda nossa reputação. Quando identificamos se vazou alguma informação relevante, como dados de cpf, cartão de crédito, etc, pedimos ao Google para removê-las.

Mas agora com o novo “Resultados Sobre Você”, basta clicar nos três pontinhos ao lado do resultado da pesquisa, solicitar a remoção e monitorar o status da solicitação, que aparecerá como “Em Andamento” ou “Aprovada”.

Contudo, a novidade ocorrerá somente a partir do início de 2023, assim que a ferramenta tiver sido lançada globalmente. Se alguma entrada nova contendo qualquer uma de suas PII aparecer na rede, o Google irá emitir um alerta para que você peça a remoção o mais rápido possível. Ou seja, a informação não será apagada no site real, mas será bem mais difícil encontrá-la.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais