Cidadeverde.com

Dia Mundial de Trocar a SENHA

Primeiro de fevereiro é o dia mundial de trocar a senha. Sim, existe data para isso, principalmente para cuidar da sua segurança digital, neste que é um dos itens mais importantes na era da tecnologia para que o acesso aos seus aplicativos, negócios e serviços não seja violado.

Para comemorar a data, eu vou dar aqui algumas dicas super importantes que irão de ajudar a ficar mais seguro. 

A mais importante é: Faça verificação de duas etapas nas contas de email e serviços de aplicativos que você usa. Praticamente todos os apps disponibilizam este recurso de segurança. Com esta iniciativa, dificilmente alguém invadirá sua conta, mesmo que tenha descoberto sua senha, pois uma segunda etapa irá fazer essa barreira para você. 

Outro problema muito comum no uso de senhas, é que geralmente as pessoas usam a mesma senha para diversos serviços, o que é um erro grave. Isto porque basta que uma senha sua seja descoberta para que o invasor possa vasculhar sua vida e testar a senha em todos os serviços mais comuns que usamos, como bancos, redes sociais, email, etc. 

É bem verdade que são muitas senhas para decorar e quase ninguem consegue ou tem saco para isso, mas você pode criar alternativas.
Uma delas é ter um cofre de senhas, que criptografa as senhas e lhe dá o acesso toda vez que você for usar um serviço na web ou via aplicativo.
Os melhores serviços são pagos, como o 1password, Lastpass, Keeper, e outros. Mas é um investimento em segurança e vale a pena. 


Lastpass é um exemplo de cofre de senhas

Outra saída é usar um método de gravação de senhas, usando caracteres e associação ao serviços. Vou dar um exemplo de como construir uma sequencia de senhas para diversos serviços de redes sociais:

Este será o meu padrão: 
- um caractere especial
- 5 primeiras letras do serviço
- Um número relevante para sua vida (não necessariamente sua data de nascimento)
- Um separador +  nome do serviço.

Dessa forma, os acessos de minhas redes sociais seriam:
Instagram: @insta1982_redesocial
Facebook: @faceb1982_redesocial
Twitter: @twite1982_redesocial
Tiktok: @tikto1982_redesocial

Lembrando que quanto mais caractere, mais dificil é para quebrar uma senha, por isso a importancia de uma senha mais longa. 
A sequëncia pode ser alterada, para 3 letras do serviço, ou ainda o tipo de caractere. O importante é ter uma lógica que você consiga associar. Este é apenas um exemplo e pode ser feito de formas diferentes. Basta ser criativo. 

Outras dicas importantes:
- Não passe sua senhas mais importantes para outras pessoas
- Ao digitar qualquer senha em local público, certifique-se de que não esteja sendo observado. 
- Não faça acesso a serviços que exijam o uso da senha em redes que você não confia, principalmente wi-fi público. 
- Se precisar acessar algum serviço com senha em aparelho de terceiros, certifique-se de fechar a sessão, fazer logout e apagar os rastros deste acesso.
- Não use a opção de salvar senhas em computadores de estranhos e até mesmo de amigos. 
- Cuidado ao fazer cadastros e acessar serviços online. Verifique se são seguros e legítimos
- Use sempre um antivírus no seu computador. 

Qualquer dúvida, manda um direct para mim. Me segue no instagram: @masavio

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais