Cidadeverde.com

Cartão por aproximação ou na maquineta? entenda a polêmica.

A maioria das dicas de segurança dada por especialistas sobre o uso do cartão durante o carnaval está centrada na polêmica entre qual a melhor solução:  pagar uma conta usando a tecnologia de aproximação ou colocar o cartão na maquineta e digitar a senha?.

A tecnologia de pagamento por aproximação usa a tecnologia Near Field Communication (NFC ). Tem a vantagem de apenas com um leve toque sobre a máquina de vendas, executar o pagamento sem digitar a senha. Além da agilidade, tem a segurança de evitar, por exemplo, a clonagem do cartão, pois os sinais são "tokenizados". É por meio da NFC que carteiras digitais como o Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay funcionam, por exemplo.

Obviamente, que todo cuidado é pouco e o usuário deve sempre ficar de olho no visor da máquina e confereir o preço.  

Porém, com o surgimento de um golpe que vem acontecendo com cartões por aproximação em locais com grande aglomeração, tem deixado algumas pessoas receosas do uso da tecnologia. O golpe basicamente acontece quando um criminoso digita uma compra fraudulenta na máquina e sai encontando nas pessoas até tentar achar um vítima com o cartão NFC e assim aplicar com sucesso seu intento. 

Dessa forma, muitos preferem usa o método padrão, que é colocar o cartão na máquina e digitar a senha. Em ambientes não seguros e em máquinas que você não tem a certeza se estão "batizadas" para clonar cartões, é sempre um risco. Isso sem falar das artimanhas de alguns criminosos que trocam o cartão da vítima para cometer mais fraudes, ou do golpe do visor quebrado. 

Mas como quem vai para a folia já se prepara para gastar, é o jeito optar por uma das opções. 
O ideal, seria por aproximação, mas com o cartão protegido por uma carteira especial, ou mesmo usando a técnica de cobrir o cartão com um pedaço de papel alumínio (que se encontra no supermercado). Eu fiz um vídeo sobre como fazer essa proteção na minha conta do instagram @masavio. Pode-se ainda aumentar o nível de segurança do cartão ao programar a redução do valor a ser consumido no cartão durante o evento. 

Usar outras formas de pagamento como pix via celular, ter dinheiro vivo, são outras boas opções, mas que precisam também de uma atenção especial. 

Em todo caso, em qualquer das situações de uso do cartão:
- Confira o valor antes de executar o pagamento
- Se visor da máquina estiver quebrado ou algo parecido, desconfie e cancele a compra
- Sempre peça o comprovante
- Nunca entregue seu cartão ao vendedor
- Em caso de perda ou roube, comunique imediatamente ao banco. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais