Cidadeverde.com

TV Cidade Verde mostra drama de jovem viciado em drogas

Imprimir
Josiel Barros, 19 anos, vive um drama cada vez mais comum entre os jovens: o uso de drogas. Viciado desde os 17 anos, Josiel é um exemplo de como a vida de toda a família é modificada quando um dos membros entra no mundo das drogas.

"Eu comecei quando os meus amigos me deram um cigarro de droga e eu fumei. Aí não consegui mais parar", contou o jovem.


A mãe de Josiel, Maria Iranildes, conta como é a rotina desde que o filho passou a usar entorpecentes. "Ele pega tudo de dentro de casa e vende na rua. As minhas coisas, as coisas das irmãs dele, tudo. O que tiver ele pega para vender para poder comprar a droga", disse.

Maria também relata sentir medo do filho. "Desde que começou a ficar mais agressivo, ele dorme lá fora, em um quartinho separado. Tenho medo de dormir no mesmo lugar que ele, porque meu marido é vigia e durmo sozinha com minhas outras filhas", explicou.

Josiel afirma que já procurou tratamento, mas sempre é informado de que não há vagas.


Delegacia de Entorpecentes
O delegado Wilhame Moraes, da delegacia de Entorpecentes, ressaltou que a droga é um problema social e que, assim como a polícia faz um trabalho repressivo, é necessário um trabalho preventivo por parte do governo.

"Além disso, os pais têm que ser capazes de identificar alterações no comportamento dos filhos, saber se ele está chegando tarde em casa, ficando mais agressivo, tendo atitudes estranhas. O jovem é aventureiro e por isso é mais fácil de entrar nesse mundo", acrescentou.

Moraes disse ainda que os usuários fomentam o tráfico de drogas e muitas vezes acabam sendo presos por cometer crimes. "Para sustentar o tráfico é preciso dinheiro. Quando eles não conseguem em casa, vão para as ruas e cometem crimes", finalizou.


Com informações da TV Cidade Verde
Redação de Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais