Cidadeverde.com

Deputado quer inserir aulas de política e ética nas escolas do Piauí

Imprimir
Como forma de incentivar a participação dos jovens na política, o deputado estadual Evaldo Gomes (PTC) sugeriu a inclusão da disciplina "Política, Ética e Cidadania" no currículo escolar das instituições de ensino do Piauí. O projeto foi entregue na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (8). 


Foto: Evelin Santos/Cidadverde.com

O deputado justifica o projeto como forma de combater o esteriótipo de "jovem alienado". "O problema maior é que a maioria dos jovens não entende política, por isso não gosta. Não entende porque não existe quem explique através da sua linguagem. (...) Precisamos de pessoas novas, de ideias novas, pois o sistema está viciado", diz Evaldo Gomes. 

Entre os conteúdos, a disciplina deve tratar da história da política no Piauí e no Brasil, grandes nomes relacionados à politica e sociedade, os partidos e leis existentes, os direitos e deveres do cidadão, como funcionam os três poderes, o voto consciente, o papel do jovem na política, entre outros. O parlamentar sugere ainda aulas práticas com visitas à Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e outras instituições. 

"Até mesmo aquele aluno que mantiver sua adversidade com relação ao tema "política", no mínimo, aprenderá a exercer com consciência e sabedoria o seu poder de decisão, analisando partidos, formas de governo, representantes e propostas, estando ciente quando for exercer seu direito de votar", acrescenta o deputado.



Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais