Cidadeverde.com

Entressafra faz preço do limão disparar na Ceapi

Imprimir
A entressafra do limão taiti foi o motivo apontado pelos permissionários para o aumento de 100% no preço praticado na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi). De acordo com a tabela de preços divulgada pela gerência de mercado do órgão na quarta-feira (5), apesar de outros produtos terem apresentado altas significativas, como a batata, feijão verde, cenoura e beterraba, a média geral de preços dos 30 produtos mais comercializados teve leve queda de 0,04%.


O auxiliar técnico da central piauiense, João Cícero Lima, disse que quem costuma comprar limão já percebeu que a fruta ficou mais cara. “No início de agosto, a caixa com 27 quilos custava, em média, R$ 25 nas bancas e boxes da Ceapi. Hoje, a caixa da fruta está cotada a R$ 50.”

O limão comercializado na Central de Abastecimento é proveniente da Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe e Piauí. “A entressafra é o que justifica esse aumento significativo no preço do limão que, inclusive, é produzido aqui em Altos, próximo a Teresina. Quem mais sente com esse aumento são os donos de bares, restaurantes e hotéis”, disse o auxiliar técnico do órgão.

Hélio de Sousa Cruz é cliente da Ceapi e vem ao mercado pelo menos duas vezes por semana. Ele disse que o aumento no preço do limão vai diminuir o lucro do seu estabelecimento comercial. "Tenho um barzinho que é bastante movimento e a bebida que mais vendo é cerveja e caipirinha. Com esse aumento, o lucro da caipirinha vai ficar bem menor", lamenta o comerciante.

Para mais informações sobre os produtos comercializados no mercado da Ceapi, a diretoria  disponibiliza os preços praticados nos boxes e bancas do local, através do site www.ceapi.com.br, no link Cotações do menu de navegação.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais