Cidadeverde.com

Piauí faz Conferência para elaborar propostas de desenvolvimento

Imprimir

A I Conferência Estadual de Desenvolvimento foi aberta na manhã desta terça (11), no auditório do Sebrae, com a participação de representantes do Ministério da Integração Nacional, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas e da Secretaria Estadual de Planejamento.


Segundo o secretário de Planejamento, César Fortes, o objetivo do evento é criar elementos para levar à conferência nacional. "Nós estamos levantando os nossos anseios, as nossas propostas, para levar a nossa voz à conferência nacional para discutir diferentes eixos que são os vetores do desenvolvimento regional", destacou o secretário.


Reprodução/TV Cidade Verde


A representante do IPEA, Adriana Caldas, informou que a participação do órgão na conferência é estimular o debate e a reflexão. "Trouxemos informações novas sobre o Estado, provocações e problematizações para que sejam debatidos e que os diferentes grupos consigam as soluções", disse.


Segundo a diretora da Unidade de Apoio ao Planejamento Regional da Seplan, Amália Rodrigues, a conferência serve para realinhar o Piauí ao Brasil, buscando retirar a imagem que o Piauí tem de Estado de probreza.


"A novidade dessa conferência é que temos um esforço conjunto da sociedade em construir uma linguagem consensual. Hoje, o agronegócio entende que a agricultura familiar não é seu concorrente e sim um parceiro. Já melhoramos em vários aspectos e saímos da situação de extrema pobreza. Mas ainda precisamos que isso seja igualitário para os 11 territórios de desenvolvimento do Estado, descentralizando as políticas estruturantes do entorno de Teresina", afirmou.


Flash de Caroline Oliveira
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais