Cidadeverde.com

TJ quer Centro de Convenções como sede da Corregedoria

Imprimir
Ampliada às 12h10
O Corregedor Geral de Justiça do Piauí, desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho, visitou o governador Wilson Martins nesta quarta-feira (12) e entregou o relatório final do Diagnóstico Estratégico das Comarcas do Estado do Piauí. Na ocasião, o magistrado solicitou parcerias com o Governo do Estado a fim de solucionar problemas apontados no Relatório Final das Inspeções nas Unidades Judiciárias do Estado do Piauí.

 

Segundo o documento, “a realidade institucional da Justiça é dramática” por isso, o desembargador solicitou que seja firmado um termo de cooperação. Uma das ações solicitadas é que o Interpi fiscalize e acompanhe a situação na região sul Estado afim de combater a grilagem. 

À Secretaria de Administração foi solicitada a cessão temporária de servidores, enquanto à secretaria de Justiça foi solicitada a implantação de projetos criados pela Corregedoria e a implantação equipamentos de informática para estas iniciativas.  

Outra solicitação ao Estado foi um terreno para construção do Manicômio Judiciário. A Corregedoria manifestou formalmente ainda o interesse pelo prédio do Centro de Convenções, atualmente em reforma, caso seja construído um novo local com a mesma finalidade.  A ideia é a transferir o terreno a fim de construir a sede da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí.

O corregedor solicitou ainda celeridade na construção do prédio da Penitenciária Major César Oliveira, bem como na ampliação da Casa de Custódia, com a construção de mais dois pavilhões.

Sobre o pedido do terreno onde abriga a construção do Centro de Convenções, o governador Wilson Martins e afirmou que a prioridade é resolver as pendências judiciais que impede o Governo do Estado de fazer atuar na obra para depois avaliar a possibilidade da doação. O governador ressaltou, entretanto, que há possibilidade de a Corregedoria ser beneficiada após a conclusão do prédio, já que a intenção é entregar o Centro à população. 

“Essa visita foi para uma apresentação da situação do Poder Judiciário através de um levantamento feito pelo TJ do Piauí. O corregedor veio propor uma parceria com o Governo e em termos de cooperação técnica na área de pessoal. É uma parceria possível e deve ser discutida de forma mais ampla futuramente. Todas as solicitações feitas pelo corregedor foram encaminhadas para o secretário de Governo Wilson Brandão. As obras do Centro de Convenções serão concluídas e entregues à população para o fim que ela se destina e a corregedoria poderá fazer parte”, declarou o governador. 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais