Cidadeverde.com

Variações climáticas já aumentam o preço do arroz para consumidor

Imprimir
A agricultura vem sofrendo uma pressão inflacionária que nada tem a ver com a seca americana, mas com as variações climáticas no Sul do Brasil, e este cenário já está sendo sentido pelo consumidor, segundo apontam dados divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta sexta-feira (21).


Desde o início do ano, o arroz já acumula alta de 13,4% no varejo, com aumento de 3,68% somente em setembro. Já no atacado o preço do arroz subiu 11,25% somente no nono mês do ano, snedo que, pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), o arroz já obteve valorização de 34,84% desde janeiro.

Novas altas para o consumidor
O economista da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Salomão Quadros, responsável pelo índice, afirma que a tendência é de mais altas para as próximas semanas.

“Como o arroz ficou caro no campo, o aumento está começando a chegar no varejo e a partir de experiências anteriores é possível dizer que os preços tendem a subir mais para o consumidor nos próximos meses”, diz o economista, que ainda acredita que o arroz vai recuperar o terreno perdido pelo feijão, que este ano já subiu entre 25% e 50%, dependendo do tipo.

Como o arroz faz parte da cesta básica, essas altas vão pesar bastante no bolso do brasileiro.

Fonte: Info Money
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais