Cidadeverde.com

Pedidos de falência cresceram em relação a setembro do ano passado

Imprimir
O número de pedidos de falência aumentou 25% em setembro, na comparação com igual mês de 2011, mas teve queda de quase 30% em relação a agosto de 2012. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, divulgado nesta quinta-feira (4), houve 135 pedidos de falências no mês de setembro em todo o país, contra 108 um ano atrás, e 192 em agosto.


Dos 135 pedidos de falências em setembro, 82 foram feitos por micro e pequenas empresas, 32 por médias e 21 por empresas de grande porte.

No mês, também houve 54 falências decretadas, ante 80 em agosto e 82 em setembro de 2011.

Para os economistas da Serasa Experian, o fluxo de caixa das empresas está menos pressionado por causa da redução dos juros, sobretudo no capital de giro, e da redução gradual da inadimplência do consumidor.

Além disso, o ambiente para geração de receitas está mais favorável em decorrência do início da recuperação econômica, dos estímulos ao consumo e das encomendas para o Dia das Crianças e início dos pedidos para o Natal.

Esse conjunto de fatores levou a uma redução significativa nos indicadores de insolvência empresarial em setembro ante o mês anterior.

A Serasa Experian informa ainda que houve também um aumento significativo nos pedidos de recuperação judicial entre setembro de 2011 e de 2012, por conta da pior situação das empresas frente ao agravamento da crise global e a piora no nível de atividade.

O indicador é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados, e é segmentado por porte.

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais