Cidadeverde.com

Presos da Casa de Custódia se rebelam; PM confirma 6 feridos

Imprimir
Ampliada às 22h30
O tenente-coronel Márcio Santos, comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM do Piauí, informou que seis presos ficaram feridos na rebelião da Casa de Custódia, que teve início no final da tarde desta quarta-feira (17). Dois foram levados em ambulâncias para hospitais de Teresina. 


Cerca de 800 detentos se encontram na unidade prisional. Eles quebraram cadeados e atearam fogo em colchões, mas as chamas já foram controladas. Queixas quanto a qualidade da comida foram o estopim para o protesto.

Ainda de acordo com o comandante do Bope, dois dos oito pavilhões do presídio foram controlados pela tropa de choque da Polícia Militar. Parentes de detentos aguardam do lado de fora pelo fim do levante. 



Ampliada às 21h17
Uma nova ambulância do Samu saiu da Casa de Custódia por volta de 21h desta quarta-feira (17) com o segundo preso ferido na rebelião do presídio. O Corpo de Bombeiros também já deixou a unidade prisional na zona Sul de Teresina.

O diretor de presídios da Secretaria de Justiça, Ancelmo Portela, saiu da unidade prisional e informou a parentes e imprensa que a situação estava controlada. Ele confirmou que dois detentos ficaram feridos e foram levados para atendimento médico fora da Custódia.


Momentos depois, Portela foi rebatido pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí - Sinpoljuspi. O vice-presidente da entidade, Wellington Rodrigues, repassou informações de que seriam seis os feridos e ainda haveria fogo em um dos corredores. 

Do lado de fora da Casa de Custódia, é possível ver presos recebendo atendimento médico. Uma fonte informou ao Cidadeverde.com que existem detentos com ferimentos mais leves, que não precisam ser transferidos para um hospital. 


Ampliada às 20h31
O motim foi controlado no pavilhão B. Policiais e agente fazem a vistoria do pavilhão C ao I para garantir a segurança em toda a Casa de Custódia. Os detentos se rebelaram no final da tarde desta quarta-feira (17) reclamando da qualidade da comida.  

Um preso ferido já foi levado por ambulância do Samu. Outras duas ambulâncias continuam de plantão no local, esperando o fim da mobilização e prontas para transferir eventuais detentos. Vários presos sofreram ferimentos leves, como tiros de balas de borracha.


Ampliada às 20h16min
Uma ambulância do Samu acaba de deixar a Casa de Custódia com um detento ferido. Familiares de presos bateram no veículo, escoltado por viaturas do Rone e da Polícia Militar, em busca de informações. Pedras também foram atiradas, inclusive contra a imprensa. 

Ampliada às 20h08
Três ambulâncias do Samu e a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros foram acionadas para a Casa de Custódia, onde a tropa de choque da Polícia Militar tenta conter um motim deflagrado no final da tarde desta quarta-feira (17). Ainda não há informações sobre a existência de feridos ou mortos. 

A fumaça provocada pelos colchões queimados ainda sai de dentro do presídio. Aparentemente, o fogo foi debelado. Enquanto isso, parentes de detentos aguardam preocupados na porta da unidade, na BR-316, zona Sul de Teresina. 


Atualizada às 19h35
Coronel Alberto Menezes, comandante de policiamento da capital, está na Casa de Custódia. Ele confirmou ao Cidadeverde.com que homens do Gate e da tropa de choque da PM acabaram de invadir o pátio do presídio para controlar o motim. Eles estão fazendo a primeira vistoria em todos os pavilhões. Não há informações sobre a existência de detentos feridos ou mortos. 

Policiais Militares das Rondas Ostensivas de Natureza Especial - Rone - e outros grupamentos foram até a Casa de Custódia para reforçar a segurança. O motim já teria se espalhado para todos os oito pavilhões do presídio. 


Postada às 18h34
Presos da Casa da Custódia iniciaram na tarde desta quarta-feira – por volta das 5h30 - uma rebelião onde estão queimando colchões e tentando derrubar paredes do maior presídio do Piauí. Eles quebraram os cadeados e se recusam a voltar para as celas.

Cerca de 200 presos saíram dos pavilhões “B” e "C" e se rebelam no pátio do presídio.

Neste momento, a tropa de choque da Polícia Militar foi  convocada para conter os ânimos dos presos. Eles batem nas paredes do pátio e tentam derrubar o local.

O Cidadeverde.com obteve informações de que a confusão começou por conta do jantar. Os detentos reclamaram da comida e quebraram os cadeados das celas, ocupando o pátio. 


Outro motivo teria sido a chegada de 30 detentos da penitenciária de Esperantina, onde houve rebelião na tarde da última terça-feira, que resultou em dois mortos. A unidade prisional em Teresina estaria com 900 presos, muito além da sua capacidade. 



Flash Yala Sena e Miriam Gomes (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais