Cidadeverde.com

Chile decreta alerta vermelho devido a vulcão Copahue

Imprimir
A Agência Nacional de Emergência do Chile decretou alerta vermelho pelo aumento da atividade sísmica do vulcão Copahue , na fronteira entre o Chile e a Argentina, mas descartou a possibilidade de uma retirada.


Na noite de sábado, os equipamentos de monitoramento detectaram uma atividade sísmica contínua e observaram uma incandescência na cratera, o que poderia indicar fluxos de lava pelas encostas do vulcão, de acordo com um comunicado do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin).

A coluna de gases e cinzas chegou a 1,5 km de altura na direção sudeste. "A intensidade dos sinais sísmicos sugere que a erupção ainda em curso é menor", mas "não se descarta uma evolução da atividade para uma grande erupção", disse o Sernageomin.


No entanto, o Escritório Nacional de Emergência (Onemi) indicou que por enquanto não há necessidade de retirar a população, porque, "no caso de aumento da atividade, a área suscetível de ser afetada por fluxos de lava e lahars (um raio de 15 km) não inclui áreas povoadas".

Lahars são deslizamentos de terra que acontecem nas encostas de vulcões provocados pela mistura das cinzas e água expelida. Eles podem chegar a devastar populações.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais