Cidadeverde.com

Padre Marcos é abastecida com carros pipa por falta de água

Imprimir
A população da cidade de Padre Marcos,  começa a viver um verdadeiro drama. A barragem do Caboclo, construída na década de 70, registra o menor volume de água da história e está prestes a secar.

Já falta água nas torneiras das residências na maior parte do dia. A pouca água ainda captada pela Agespisa é barrenta e pode ser considerada imprópria para o consumo. A problemática já  era prevista, diante dos fortes efeitos da estiagem e até do uso desenfreado dos consumidores.


O volume de chuvas registrado na região nos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013 está muito abaixo da média.

A administração municipal tem se empenhado em busca de soluções. Em entrevista na noite desta sexta-feira (11), o prefeito Netinho Araújo (PMDB) informou que sete carros pipa foram descolados para abastecer a população da sede do município. Ao todo, são 16 caminhões trabalhando em todo o município pela Defesa Civil e Exército.

A medida é emergencial. A solução definitiva, segundo o gestor, é a conclusão da adutora da barragem de Estreito, situada a cerca de 6 km da cidade de Padre Marcos. A obra, porém, está paralisada há anos, após ter sido embargada pelo Tribunal de Contas da União sob suspeita de superfaturamento.


Netinho informou que já tratou do assunto com o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) e com o Governo do Estado. “Não justifica faltar água na cidade de Padre Marcos. Nós temos a poucos quilômetros uma grande barragem que ainda não abastece nenhum município”, pontuou.

O prefeito ainda anunciou a perfuração de mais dois poços tubulares na zona rural do município. A obra, em parceria com  a Prefeitura e Defesa Civil do Piauí, beneficiará as famílias das localidades Barreiro dos Mariquinhas e Juazeirão. A previsão é que a perfuração seja iniciada nos próximos 10 dias. Com informações do CidadesnaNet

A barragem

O “açude do Caboclo” que abastece as cidades de Padre Marcos e Belém do Piauí. A longa estiagem que assola a região semiárida do Piauí tem provocado grandes prejuízos à agricultores e pecuaristas.

A barragem do açude foi construída na década de 70 e foi projetada apenas para o consumo da cidade de Padre Marcos, mas com o passar do tempo e com a emancipação do município de Belém do Piauí, a barragem passou também a abastecer a cidade.

Com a falta de chuvas, o reservatório de água está secando, acarretando na falta de água para várias famílias.

Fonte: RiachaoNet
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais