Cidadeverde.com

João Vicente segue na Mesa do Senado; Ciro fica na 3ª secretaria

Imprimir
Atualizada às 18h42
Dois senadores do Piauí podem compor a mesa diretora do Senado. A vaga de João Vicente Claudino (PTB-PI) na quarta secretaria da Casa está garantida. Já Ciro Nogueira (PP-PI) foi envolvido em um impasse com o PR até ser eleito terceiro secretário. Wellington Dias (PT-PI) é o novo líder do PT.

Moreira Mariz/Agência Senado
João Vicente assume a quarta secretaria

A falta de acordo atrasou a definição da composição da Mesa. Líder do PP, Francisco Dornelles (PP-RJ) indicou Ciro Nogueira para a terceira secretaria alegando um acordo com o PMDB. Porém, o PR já havia indicado Magno Malta (PR-ES) para o mesmo cargo. 

O novo líder do PMDB, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que a terceira posição que coubesse ao partido pela proporcionalidade da bancada seria cedida ao PP. Gim Argello (PTB-DF) interveio e disse que o cargo seria a primeira suplência e não a terceira secretaria. 

Geraldo Magela/Agência Senado
Ciro Nogueira sentado na mesa do Senado na eleição de Renan (em pé)

Magno Malta lembrou que o PR tem seis senadores e o PP apenas cinco, o que garantiria a vaga para seu partido. Por conta do impasse, a vaga foi a última a ser definida, em votação por cédula de papel. Ciro venceu por 36 a 30. Um senador votou em branco. 

O impasse fez com que as presidências fossem votadas primeiro. Jorge Viana (PT-AC) foi eleito 1º vice-presidente por 65 votos a 3, enquanto Romero Jucá (PMDB-RO) é o segundo vice-presidente. Pela manhã, Renan Calheiros (PMDB-AL) já havia sido eleito presidente em substituição a José Sarney (PMDB-AP). 

Além de Ciro Nogueira e João Vicente Claudino, foram definidos Flexa Ribeiro (PSDB-PA), como primeiro secretário e Angela Portela (PT-RR) como segunda secretária. Foram 58 voto a favor, 6 contra e duas abstenções. 

João Vicente Claudino estava na terceira secretaria. Em legislaturas anteriores, ocupou a segunda secretaria e foi primeiro suplente da terceira, tudo em seu único mandato como senador, iniciado em 2008. 

Geraldo Magela/Agência Senado
Wellington Dias, novo líder do PT no Senado


Fábio Lima (com informações da Agência Senado)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais