Cidadeverde.com

Padre orienta católicos sobre Sexta-Feira da Paixão e Sábado Santo

Imprimir
Não comer carne, não beber, não ir à festas, jejuar, se recolher, orar. Estas são algumas das ações que marcam a Sexta-feira da Paixão. Entretanto, muitos católicos ainda têm dúvidas sobre o Sábado Santo. Em entrevista ao Jornal do Piauí de hoje (29), o padre Amadeu Matias orientou os fiéis.


"Até 1965 a Igreja celebrava o Sábado de Aleluia pela manhã, porque não podia ter missa mais tarde, então celebrávamos a ressurreição mais cedo. Hoje nós celebramos à noite, por isso o dia mudou de nome para Sábado Santo e é um dia para recolhimento e orações", explicou o padre.


Na missa, o Círio Pascal é aceso, simbolizando a luz de Cristo no mundo. De Quarta-Feira de Cinzas até o Sábado Santo não há Aleluia para os cristãos. "O comportamento dos fiéis para o Sábado é de silêncio, não é prevista nenhuma celebração, nenhuma reunião, a não ser a vigília pascal à noite. Vivemos esse dia junto com Maria, a mãe que viu o filho morto e espera a ressurreição", acrescentou Amadeu Matias.

Carne e cerveja

Apesar de a Igreja não exigir mais os jejuns prolongados. O padre esclareceu que a carne, por ser um alimento farto, rico em proteínas, não é aconselhável neste período de recolhimento. 


"Orientamos os católicos a não se alimentarem de comidas muito prazerosas. Este momento é de reviver os últimos momentos de Jesus. Na cruz, Ele tomou fel. Esperamos que o cristão tenha uma postura recolhida e uma alimentação simples, em comunhão com Cristo", enfatizou.


Também não é orientado aos fiéis o consumo de bebidas alcoólicas. "Não convém nem mesmo vinho. Hoje não há Eucaristia, não tomamos vinho na Sexta-Feira da Paixão. Na missa tem a Comunhão, mas somente com o Corpo de Cristo, não há vinho", explicou.

Desafios da Igreja

De acordo com o padre, a Igreja Católica tem tido dificuldade neste período de Páscoa, porque muitos fiéis aproveitam para viajar e se divertir. "O catolicismo sofre com essa mudança. Devemos ser criativos para manter os ensinamentos nos dias de hoje", avaliou.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais