Cidadeverde.com

Themístocles para sessão para tratar da diminuição da bancada

Imprimir
O presidente  da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB), suspendeu a sessão ordinária de hoje (8) por dez minutos e convocou os deputados presentes para uma reunião de urgência no gabinete da presidência. 


A reunião teve como objetivo discutir sobre a contratação de mais um advogado para atuar junto com a deputada estadual e advogada Margarete Coelho (PP) na defesa do Piauí no que diz respeito à redefinição do número de parlamentares nas bancadas.

A ação que propõe a redefinição foi impetrada pelo Estado do Amazonas e será colocada na pauta do Tribunal Superior Eleitoral nesta quarta-feira (10). Caso a proposta seja aceita, o Piauí vai perder uma vaga na Câmara Federal e três na Assembléia Legislativa.

"Existe a possibilidade real de perdermos bancada e isso significa perder força política, perder recursos e representatividade. Nossa bancada já era pequena e poderá diminuir ainda mais", disse Themístocles Filho.

O argumento da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas é consistente, segundo a avaliação dos deputados federais. Além do Piauí, podem perder vagas na Câmara os estados do Rio de Janeiro, Paraíba (duas vagas), Pernambuco,  Rio Grande Sul, Paraná e Maranhão (uma vaga). Já os estados que podem aumentar as suas bancadas na Câmara são Pará (três vagas), Minas Gerais (duas vagas) Bahia, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Amazonas (uma vaga).

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais