Cidadeverde.com

Wilson quer aplicar cofinanciamento para média complexidade

Imprimir
Desde o início do ano, os municípios piauienses contam com recursos do tesouro estadual para reforçar a atenção básica na área da saúde. Por meio de convênio com as prefeituras, o Governo do Estado está disponibilizando um total de R$ 40 milhões a serem investidos pelos órgãos municipais no melhoramento e ampliação dos serviços de saúde médico-hospitalares. A partir desta experiência, o governador Wilson Martins pretende expandir o processo de cofinanciamento para os atendimentos de média complexidade.

“Estou estudando o processo de cofinanciamento para os serviços médicos de média complexidade. Assim, as unidades básicas de saúde poderão disponibilizar eletrocardiogramas, ultrassonografias, bem como médicos que atendem em especialidades mais complexas. Esse procedimento evitará que os municípios encaminhem doentes para outras cidades maiores ou mesmo a capital. Quanto mais bem equipado o centro de saúde for, mais dinheiro o Governo do Estado enviará para custeio”, explica Wilson Martins.

Com a execução do processo de cofinanciamento, o Governo do Estado fica munido de subsídios para monitorar os gastos das prefeituras, mensurando e avaliando a produtividade dos gestores com a Atenção Básica em Saúde. O valor repassado às prefeituras não pode ser menor do que dez salários mínimos e vai depender do número de habitantes que residem naquele município.

Os repasses advindos do cofinanciamento com o Governo do Estado devem ser aplicados nas áreas da Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Centro de Especialidade Odontológica, Laboratório Regional de Prótese Dentária e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Mais ambulâncias para os municípios

Nos próximos 60 dias, o Governo do Estado deverá receber novas ambulâncias, que devem ser encaminhadas para os municípios que ainda não receberam esse tipo de veículo para o transporte dos pacientes. “Caso as Prefeituras estejam com suas contas em dia, também podemos passar o dinheiro diretamente para o gestor para que este efetue a compra da ambulância de forma mais rápida”, ressalta o governador. 


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais