Cidadeverde.com

"Temos creche em Teresina que funciona em bar", diz Montezuma

Imprimir
O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, desabafou, durante entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (27). Ao responder críticas sobre a greve deflagrada pelos professores, hoje, ele analisou o cenário da educação de Teresina e denunciou uma creche que funciona em um bar.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Essa situação é registrada na creche 1º de Maio. Ela funciona no bairro Buenos Aires, zona Norte, e está alocada em um espaço em que nos fins de semana são realizadas festas. Muita coisa tem que mudar”, defendeu o gestor.

Na oportunidade, ele também revelou que a prefeitura de Teresina já autorizou a construção de cisternas e poços tubulares em 50 escolas. A medida é para garantir fornecimento de água já que os serviços ofertados pela Agespisa “não são de qualidade”.


“Também não temos energia de qualidade. Temos Escolões que escolhem quais aparelhos de ar-condicionado serão ligados antes e depois do recreio. Se ligaram todos ao mesmo tempo a rede cai”, queixa Kleber Montezuma. 

A rede municipal de ensino de Teresina possui cerca de 300 escolas. Desse total, o secretário revela que são comuns problemas em 50 unidades e suspensão de aulas devido falta de água ou de energia elétrica a cada semana.


Sobre a greve
Os professores municipais deflagraram greve, por tempo indeterminado, nesta sexta-feira (27). Na pauta não estão questões salariais, mas a categoria se volta contra supostos casos de assédio moral e contra o não cumprimento do horário pedagógico     

“A greve não tem outra bandeira que não seja a política. O diretor e membros do sindicato são de partidos como PSOL, PSTU e PCO. Essa, não é uma questão política sindical é política eleitoral”, critica Kleber Montezuma.


O secretário revela que não acredita na força do movimento e que apenas 10% das escolas devem parar. Para o gestor, o trabalho realizado recebe boa avaliação e ainda muitos problemas a serem resolver.

“Todos, sem exceção, terão redução de carga horária para ter horário pedagógico. Recebi 19 itens do Sindicato e os principais já foram cumpridos. Sou professor há 28 anos e nunca vi uma greve como esta: uma greve para tirar o secretário”, disse o secretário.

Matéria relacionada

Nota de Esclarecimentos

A Eletrobras Distribuição Piauí informa que não recebeu nenhuma solicitação da Prefeitura Municipal de Teresina ou da Secretaria Municipal de Educação sobre a necessidade de reforço energético em escolas do município. A Distribuidora se coloca a disposição da Prefeitura de Teresina para melhorar o fornecimento de energia elétrica nas escolas que precisarem de reforço. Para isso, é necessário que a Secretaria municipal de Educação formalize junto à empresa o nome das Escolas que precisam desse atendimento

Eletrobras Piauí


Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais