Cidadeverde.com

Cadastro Positivo ganha força e deve reduzir juros no comércio

Imprimir
O cadastro positivo, bancos de dados de bons pagadores, começa a ganhar força. O objetivo da implantação do cadastro no Brasil é a diminuição dos juros em empréstimos e financiamentos. As empresas de proteção ao crédito estão realizando a coleta de autorizações de clientes interessados em fazer parte da lista de bons pagadores. A adesão ao cadastro é opcional e gratuita. E a entrada e a saída podem se dar a qualquer momento.

“O cadastro permite o aperfeiçoamento do modelo de concessão de crédito e tem por objetivo disciplinar a formação e consulta a bancos de dados com informações de consumidores adimplentes para formação de histórico de concessão de crédito. É uma ferramenta mais precisa para o lojista e mais justa para o consumidor”, esclarece o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina (CDL), Evandro Cosme.

Outra consequência esperada com o acesso de lojistas, bancos e financeiras aos dados de consumidores que quitam suas contas em dia é a redução dos índices de inadimplência e de superendividamento. “A medida também poderá servir de estímulo para que os inadimplentes quitem as parcelas, recuperem o crédito, podendo, com isso, ter o nome incluso no cadastro positivo e, consequentemente, voltar às compras no comércio”, afirma Evandro Cosme.

O presidente da CDL explica ainda que o Cadastro Positivo será importante para o mercado em momentos de crise. “O Cadastro Positivo deve auxiliar o comércio em momentos de crise, pois democratiza o crédito e elimina o viciado modelo atual. Hoje, o bom paga pelo ruim, ou seja, paga mais caro”, frisou.

Em Teresina, o consumidor poderá incluir seu nome no cadastro positivo indo até a sede do SPC, localizado na Rua Desembargador Freitas, 977, Centro. O cadastro é gratuito e apenas realizado com a autorização do consumidor.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais