Cidadeverde.com

Natal da Cidade mostra relíquias de São Francisco e local do 1º presépio

Imprimir
A TV Cidade Verde também visitou lugares sagrados para os devotos de São Francisco e mostrou as relíquias que estão na cidade de Assis, além de templos importantes que marcam a história do santo. São vestes, luvas, meias, cordões de nós, livro de orações, os cabelos de Santa Clara, manuscrito da regra original da Ordem dos Franciscanos.

Fotos: Arquivo TV Cidade Verde
Basílica de Santa Clara

A visita começa pela Basílica de Santa Clara onde foi pintado um crucifixo bizantino apresenta Cristo com os pés pregados de forma separada e com um expressivo e piedoso. A imagem possui 2,10 metros de altura e mostra o Senhor sobre a cruz, não pendurado nela, e responsável pelo chamado de São Francisco que ajudou a reconstruir o templo.

Basílica de São Francisco de Assis

A basílica, que antes era a igreja de São Jorge, foi o local onde São Francisco aprendeu a escrever, onde foi velado, sepultado e canonizado. Só após este processo, seu corpo foi transferido para a Basílica de São Francisco. Santa Clara foi uma das pessoas mais próximas do santo e foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana. 

Cúpula da Basílica de São Francisco

A cidade de Assis tem a uma forte marca da presença franciscana e reúne também trabalhos de seus seguidores por todo o mundo. Um dos exemplos do Brasil está representado em um moderno museu multimídia, onde imagens virtuais dos franciscanos explicam a missão junto a tribos indígenas. Cidades inteiras foram criadas a partir a obra franciscana que se espalhou por nove municípios amazonenses e permanece até hoje. Tudo no museu foi transportado do Brasil para a Itália ao longo de um século. Animais, plantas, objetos da cultura indígena. 

Lugar onde São Francisco fez a primeira pregação

No centro de Assis, está a Basílica Papal de São Francisco, que abriga o corpo do santo, e o Sacro Convento Franciscano. Antes da construção da igreja o local era conhecido como a Montanha dos Infernos, onde eram enterrados malfeitores, por isso São Francisco quis ser enterrado aqui, que passou a se chamar Montanha da Paz. 

Manuscrito da regra original da Ordem dos Franciscanos

A construção da basílica começou logo após a canonização de Francisco em 1228. No dia de Pentecostes, em 25 de Maio de 1230, o corpo de Francisco foi trazido para o local. As igrejas foram decoradas pelos maiores artistas daquele tempo, vindos de Roma, Toscana e Úmbria. Os Frades Franciscanos Conventuais são os guardiões dos restos mortais do Santo de Assis.

Roupas de São Francisco e Santa Clara

Basílica inferior
A Basílica inferior, que representaria a penitência, consiste em uma nave central com várias capelas laterais com arcos semi-circulares. A nave é decorada com os afrescos mais antigos da igreja, criados por um artista chamado Mestre de São Francisco. Eles mostram cinco cenas da Paixão de Cristo à direita, e à esquerda, cenas da vida de São Francisco.

Santuário de Assis

Cripta e convento
Pela nave se pode descer para a cripta através de uma escadaria dupla. É neste local que está túmulo de Francisco que foi escondido pelo irmão Elia para evitar que as relíquias se espalhassem pela Europa medieval. Por odem do Papa Pio IX, uma cripta foi construída embaixo da Basílica inferior.

Pedaço de pano com o sangue das Chagas de Francisco

Ao lado da Basílica, fica o Sacro Convento, que se assemelha a uma fortaleza e que já era habitado em 1230. O Convento agora abriga uma vasta biblioteca (com obras medievais), um museu com obras de arte doadas por peregrinos pelos séculos e também 57 obras (principalmente das Escolas Florentina e Sienesa) da Coleção Perkins.

Vestes dos seguidores de Francisco

Basílica superior
A entrada da Basílica superior (que representa a glória) é pela arcada do convento dos frades. O estilo dessa área é completamente diferente da Basílica inferior. Grandes janelas de vidro colorido banham com luz as obras de Giotto e Cimabue.

Presépio
A equipe da TV Cidade Verde também foi à cidade de Grecio, e visitou a gruta onde foi montado pela primeira vez o presépio, uma criação de São Francisco de Assis. 


Matérias relacionadas:

Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais