Cidadeverde.com

Agora obrigatórios, airbag e freio ABS não evitam acidentes

Imprimir
Em entrevista ao Jornal do Piauí desta terça feira (02/01), o especialista em trânsito Sandro Costa explicou que a obrigatoriedade dos carros no Brasil em sair de fábrica com airbag frontal e freio ABS não substitui a educação no trânsito com o intuito de prevenir acidentes. A lei começa a valer a partir do dia 1º deste ano, para todos os carros zero quilômetro.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Desde ontem, os carros fabricados no Brasil só saem de fábrica com airbag para motorista e passageiro da frente. Além disso, será obrigatória a existência de freios ABS, em que o freio será acionado em menos tempo”, informa o especialista.


Sandro Costa lembra ainda a funcionalidade dos airbags e a importância da educação do motorista. “O conjunto cinto mais airbag deve continuar sendo utilizado. Vale lembrar, que o airbag não evita a ocorrência de acidentes, e sim, a possível lesão sofrida por motorista e passageiro poderá ser reduzida. É necessário que a educação no trânsito continue sendo discutida”.

“O freio ABS não afeta a direção, como muita gente pensa. Ele apenas possibilita que o motorista freie em menos tempo, evitando o travamento das rodas em uma parada mais brusca”, concluiu.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais