Cidadeverde.com

“Estou nervosa, mas feliz”, diz Clara Mello sobre lançamento de livro

Imprimir
O terceiro livro da escritora Clara Mello será lançado nesta segunda-feira (19) no Rio de Janeiro e ela nos revela: “Estou nervosa, dar aquele friozinho na barriga, mas estou feliz”. O lançamento do livro “Blog da Clara: pequenas grandezas do dia a dia” acontecerá na livraria da Travessa, no bairro Botafogo, a partir das 19h.


É o primeiro livro da Editora Cidade Verde, coordenado pela jornalista Dina Magalhães, editora da revista que leva o mesmo nome. A edição reuniu as postagens da Clara, que é blogueira do site Cidadeverde.com há três anos. A escritora selecionou as melhores postagens e os textos com repercussão entre os internautas e reuniu em uma coletânea.

“O blog me faz companhia, dar alforria para minha confusão, espaço para a solidão e a possibilidade de invenção do mundo. Este livro é uma comemoração já que a internet é dinâmica, porém perecível, mas as palavras podem e devem perdurar”,diz Clara.


 Por mais que um público mais conservador torça o nariz, um fato é inegável: a internet é sim uma ferramenta útil para a divulgação de jovens autores. Aos 20 anos, Clara Mello, nascida em Teresina e radicada no Rio, sabe disso. Autora de dois livros (o infantil “As maluquices do papai” e o romance “A casa de Isabel”), viu no blog mais do que um instrumento para exercitar a veia literária. A iniciativa surgiu em 2011, quando o grupo de comunicação piauiense Cidade Verde lhe convidou para fazer um blog no seu portal. O faro da empresa é fino: com 8 mil acessos mensais, o Blog da Clara é um dos mais lidos e fez com que seu nome passasse a ter mais visibilidade (hoje são mais de 66 mil seguidores no facebook). Tamanho sucesso levou à ideia de reunir alguns dos textos na coletânea “Blog da Clara”, co-editada pelo grupo Cidade Verde e pela Faculdade Santo Agostinho.


A coletânea pode ser vista como um mosaico no qual a autora exercita sua vocação por gêneros literários diversos. Há espaço para poemas, ficção (a série “Cartas a Laura”), reflexões e memórias (nos quais lembra a infância passada em Botafogo, entre outros temas). Foi justamente em criança que seu gosto por livros começou a chamar a atenção. Perguntada pelos pais (a cantora Patrícia Mellodi e o ator/humorista João Claudio Moreno) em qual lugar gostaria de se divertir, não pensava duas vezes: “A livraria!”. “Não prefere o parque?”, insistia a mãe, intrigada com a escolha da menina, que, às vezes, dizia querer ir ao restaurante japonês. Se o interesse literário seria fogo de palha, a criança demonstrava ter bom gosto.
 
Conheça um pouco a Clara
 
 
O primeiro livro foi escrito aos 8 anos, motivado pela saudade do pai, que regressou ao Piauí natal. Assim nasceu “As maluquices do papai”, cuja edição foi financiada pelo próprio homenageado, orgulhoso do feito da cria. Aos 16 anos, publica o primeiro romance, “A casa de Isabel” (Mirabolante, 2010). Espantada com o estilo da filha, Patrícia jogava no Google frases inteiras do livro. “Achava que ela tivesse copiado aquilo de alguém. Hoje acho graça, mas na época fiquei mesmo impressionada”, admite a cantora que, anos depois, colocaria melodia num poema publicado no blog. A parceria intitula, inclusive, o segundo CD de Mellodi, “Do outro lado da lua”.


A vocação não era fogo de palha. E levou-a a olhar o fazer literário sob outros ângulos. Aluna do curso de Letras da UFRJ, foi vendedora numa grande rede de livrarias. A abordagem nem sempre gentil dos clientes fez com que o plano durasse pouco. “Vi que gostava mais de livros do que de gente”, reconhece Clara. Ainda que não seja mais livreira, o contato com o público não a abandona. Em encontro recente em Teresina na Oficina da Palavra com seus leitores virtuais, esperava encontrar uma plateia majoritariamente adolescente. Para sua surpresa, estavam ali adultos na faixa dos trinta anos. Como disse Drummond (autor que ela adora), “o mundo é grande e cabe na janela sobre o mar”. O mundo de Clara Mello também é grande. E vai além da janela do computador.  

 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais