Cidadeverde.com

Os benefícios dos esportes aquáticos

Imprimir

A procura por uma vida saudável está cada vez mais evidente e as academias cada vez mais lotadas. Modalidades esportivas aquáticas são muito procuradas, pois moldam o corpo, aliviam as tensões do dia-a-dia e são muito divertidas.

Os exercícios realizados dentro da água promovem o fortalecimento muscular, devido à pressão hidrostática, exercida quando o corpo está submerso, e possuem efeito massageador que favorece a circulação sanguínea.

Fazer atividade dentro da água mantém a temperatura do corpo estável, o que ajuda o aluno a manter a intensidade do exercício durante toda a aula, tendo como consequência melhor resultado físico.

Segundo, Alexandre Vieira, Professor Especialista pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina em Bases Metodológicas e Fisiológicas do Treinamento Desportivo, os esportes aquáticos são excelentes, pois trabalham os diversos grupamentos musculares, ajudam a reduzir a gordura corporal e podem contribuir para a recuperação de lesões, por não oferecer impacto para as articulações.

Por ser uma atividade de baixo risco com relação às lesões, é um esporte perfeito para ser praticado também durante a gestação.

A água facilita a atividade física para as gestantes, pois a sensação de peso corporal reduz 90% quando submerso. A prática de esportes durante essa fase traz uma melhoria na circulação, redução no estresse cardiovascular, aumento da força, maior resistência muscular, melhora a qualidade do sono e aumenta o gasto calórico, evitando o ganho excessivo de peso.

Exercícios dentro da água são excelentes também para pessoas com problemas respiratórios, como asma ou bronquite alérgica. Este tipo de atividade reduz a hipersensibilidade dos brônquios, diminuindo as crises e os ataques de falta de ar.

Idosos e pessoas deficientes são outro grupo que pode se beneficiar substancialmente das atividades na água, aumentando os níveis de força, resistência, equilíbrio e, principalmente, mobilidade, prolongando sua independência funcional e permitindo-lhes viver de maneira autossuficiente e digna.

Peça ajuda de seu médico para avaliar e orientar a atividade correta para você e escolha quais das atividades aquáticas vão ajudar sua saúde, bem-estar físico, psicológico e social.

Atividades aquáticas

Natação: Deslocamento dentro da água por movimento de braços e pernas. Trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que o condicionamento físico melhore.

Hidroginástica: Ginástica dentro da água. Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.

Hidrobike, hidrospinning ou acquabike: Método é baseado no spinning convencional, porém a bicicleta submersa não tem carga. Provoca estímulo ósseo e muscular e promove resistência cardiorespiratória.

Hidro Jump: Atividade coletiva e coreografada em cima de um pequeno trampolim. Os impulsos desenvolvem o equilíbrio corporal, sendo uma atividade indicada para quem quer emagrecer e ganhar força muscular.

Deep Water: Exercícios variados com o auxílio de um colete de flutuação, com o qual o aluno não encosta no fundo da piscina. Melhora a flexibilidade e trabalha o sistema respiratório.

Deep Water Running: Corrida na piscina em que mover-se para frente ou permanecer relativamente no mesmo lugar depende de mudanças sutis na posição do corpo. Melhora a postura e promove a força muscular.

Water Yoga: Yoga tradicional adaptada para o meio aquático. A resistência da água intensifica o exercício propiciando uma queima maior de calorias.

Pólo Aquático: Semelhante ao handebol, só que praticado na água. Trabalha também a coordenação e o reflexo.

Nado sincronizado: Movimentos sincronizados de natação. Auxilia na melhora da flexibilidade, agilidade e condicionamento físico.

Watsu: Zen-Shiatsu dentro da água. Estimula a circulação e melhora o equilíbrio corporal.

Surfe: Movimentos em pé em uma prancha sobre a água. Desenvolve a coordenação motora e trabalha todos os grupos musculares.

Integral Surf Training: Programa de condicionamento físico voltado ao surf, que inclui musculação, alongamento e lição de movimentos na água. Melhora o condicionamento físico e o equilíbrio sobre a água.

Canoagem: Atividade praticada em canoa ou caiaque (geralmente, com espaço interno menor) com remos. Fortalece a musculatura e combate o estresse.

Stand up paddle (SUP): Surfe praticado em pé com auxílio de remos. Reeduca a postura corporal e promove o bom condicionamento físico.

Kitesurfe: Movimentos em pé em uma prancha com uma pipa na cintura sobre a água. Estimula o equilíbrio, reflexos e resistência física.

É muito importante contar com o acompanhamento de um profissional ao praticar qualquer atividade física. Só aceite fazer aulas com profissionais de educação física.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais