Cidadeverde.com

O que pode tornar o ciclo menstrual irregular?

Imprimir

Quando a causa do ciclo menstrual irregular não está ligada à gravidez ou à amamentação, surgem muitos questionamentos na cabeça da mulher que passa pelo problema. Qual seria a causa? Seria uma só ou várias?

O ciclo menstrual irregular pode ser uma resposta do seu corpo a diversas coisas que estão acontecendo no seu físico e no seu emocional. Por isso, a situação deve ser analisada como um todo, e nunca considerando que apenas uma causa é a provável. Tudo o que acontece conosco, pode ter uma influência no nosso ciclo menstrual e nos hormônios.

A seguir, apresentaremos as principais causas das irregularidades no ciclo menstrual para que você perceba se algum ou alguns destes podem estar causando o problema no seu ciclo.

Causas do ciclo menstrual irregular

Tanto o ganho de peso excessivo ou perda de peso drástica podem acabar desencadeando reações que fazem com que o ciclo menstrual fique irregular. Distúrbios alimentares como bulimia ou anorexia também podem causar o problema.

Outro fator que pode acarretar nesse problema é o emocional conturbado. Estresse e ansiedade exercem grande influência no seu ciclo. Possíveis reações são a falta da menstruação ou ciclos muito irregulares. Além disso, os problemas emocionais podem afetar também o funcionamento do seu sistema reprodutivo.

O consumo desenfreado de bebidas alcóolicas, cigarro ou drogas afeta o metabolismo hormonal e consequentemente o ciclo menstrual. Esses hábitos podem resultar em menstruações desreguladas ou ainda a falta dela.

A prática excessiva de exercício físico também pode ter um impacto no ciclo menstrual. É por essa razão que muitas mulheres atletas não menstruam de forma regular. Outras condições que podem levar a ciclos menstruais desregulados são as anomalias uterinas, como pólipos, miomas e endometriose.

Tratamento para regulação do ciclo menstrual

A menstruação irregular pode indicar que há algo de errado acontecendo com você e sua saúde, por isso é importante avaliar a situação de maneira completa para identificar as reais causas e trata-las.

Ao perceber o problema, o correto é marcar uma consulta com o ginecologista, que saberá dar um diagnóstico preciso. De forma alguma tente solucionar o problema com receitas caseiras e nunca deixe de tratar essa disfunção com a devida importância – ela pode ser um sinal de que há algo de errado com a sua saúde.

Dependendo do caso, apenas algumas mudanças de hábito podem solucionar a situação. Porém, há quem precise de medicação e de iniciar a administração de anticoncepcionais para regular o ciclo.

Entretanto, nada disso deve ser feito sem a autorização de um médico responsável. Inclusive, em alguns casos, ele pode indicar exames para serem feitos por médicos de outras áreas para descobrir onde está a raiz do problema e trata-la.

Ciclo menstrual irregular é coisa séria e não pode ser deixado de lado. Busque aconselhamento médico e cuide de sua saúde.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais