Cidadeverde.com

Governo Federal libera 28,9 bilhões para Agricultura Familiar no Piauí

Imprimir

O governador Wellington Dias e o secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, participaram, na segunda-feira (22), do lançamento do Plano Safra 2015/2016, que contou ainda com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e da presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

Segundo o anúncio da presidente Dilma, o Governo Federal liberou para os agricultores, R$ 28,9 bilhões para apoiar a Agricultura Familiar, valor maior em 20% em comparação com ano anterior.  "Em 2002, foram investidos R$ 2,3 bilhões e o valor vem crescendo desde então", informou a presidenta.

"Temos que frisar que este é um valor recorde de crédito. A presidenta e o ministro Patrus Ananias, divulgaram ainda outras medidas importantes que vão beneficiar os agricultores e impulsionar o desenvolvimento rural, como a regularização da agroindústria familiar e a ampliação do seguro agrícola", citou o secretário Francisco Limma.

De acordo com o Governo Federal, os juros variam de 0,5% a 5,5% para agricultures familiares de baixa renda. Em regiões de semiárido, os juros variam de 0,5% a 4,5%. As taxas para médios produtores familiares serão de 7,75% para custeio e 7,5% para investimento.

O plano reúne ações voltadas para os pequenos e médios agricultores, entre elas, a liberação de crédito por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a compra pelo poder público de itens por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de assistência técnica para os agricultores e taxas de juros menores que as praticadas no mercado.

A presidenta Dilma anunciou também o início dos trabalhos da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a composição do comitê diretivo da agência, que será presidido pelo engenheiro agrônomo Paulo Guilherme de Francisco Cabral. Segundo a presidenta, a Anater vai aproximar o agricultor familiar do crédito rural e prestar assistência técnica de qualidade para os produtores de alimentos.

Aquisição de alimentos

Durante a cerimônia, também foi assinado um decreto que prevê  a destinação, pelos órgãos federais, de 30% dos recursos aplicados na aquisição de alimentos nos produtos da agricultura familiar.

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais