Cidadeverde.com

Governo quer dar desconto para mutuários em atraso da antiga Cohab

Imprimir

Fotos: Wilson Filho/Cidade Verde

O Governo do Piauí quer conceder descontos para mutuários em atraso com imóveis financiados pela antiga Companhia de Habitação do Piauí (Cohab), Banco do Estado do Piauí (BEP) e Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep). A proposta será analisada pelos deputados na Assembleia Legislativa.

O projeto foi anunciado no Jornal do Piauí desta sexta-feira (2) por Ricardo Pontes, diretor-presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi). Segundo o gestor, a proposta é conceder desconto de juros e multas em atraso para quem deve mais de três prestações. 

Os descontos poderão oscilar entre 30 e 50%. Se a medida for aprovada, quem não puder pagar o débito a vista poderá refinanciar o saldo em até 60 meses. 

A iniciativa deve se somar ao projeto Minha Casa Legal, lançado para conceder escrituras de imóveis já quitados. "O Parque Piauí está completando 47 anos e as pessoas que lá moram ainda não têm esse documento, a posse definitiva das casas. Isso é uma insegurança jurídica muito grande para essas pessoas", disse Pontes. 

Depois do Parque Piauí, o Minha Casa Legal deve regularizar, ainda neste ano, os documentos dos conjuntos Bela Vista e Morada Nova, zona Sul de Teresina. Depois deve seguir para os municípios de Guadalupe, Floriano, oeiras, Campo Maior e Parnaíba. Até 2016, a expectativa é de que 26 mil unidades habitacionais estejam regularizadas na capital e interior. 

Agespisa
A Emgerpi também está trabalhando na incorporação dos servidores da Agespisa que irão trabalhar no Instituto de Águas do Piauí. Ricardo Pontes afirmou que o trabalho é longo e complexo, mas garantiu que todos os trabalhadores terão seus salários e garantias assegurados. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais