Cidadeverde.com

Cinco dicas para ajudar a baixar a febre sem medicamentos

Imprimir

A maior parte das pessoas recupera-se de febres comuns naturalmente com o tempo conforme o sistema imunológico atua. Mas como o estado febril traz sintomas desconfortáveis, muitos apelam para medicamentos desnecessariamente. A pediatra Athenê listou cinco dicas simples para auxiliar na regulação da temperatura corporal sem o uso de remédios:

* Faça compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. Mas lembre-se: caso o paciente se queixe de muito frio e se sinta mal em contato com a umidade, não faça as compressas, isso pode piorar o estado dele.

*Para cada elevação de 1ºC na temperatura corporal, o consumo de energia é 12% maior que o habitual, portanto, alimente-se adequadamente. Faça  uma dieta leve, com alimentos de fácil digestão, para que o organismo não queime muita energia tentando digerir a comida.

* A febre acelera os batimentos cardíacos (para cada grau levado há aumento de 15 batimentos por minuto), o que provoca maior gasto de energia. Por isso, é importante repousar e evitar sobrecarregar o organismo com atividades físicas. Isso não significa que a pessoa precisa ficar 24h deitada. Basta não se esforçar em excesso e descansar o máximo que conseguir.

 

 

* Aquela velha dica de tomar banho para abaixar a temperatura também é válida e verdadeira, desde que não seja uma ducha gelada. Embora a água fria realmente ajude a diminuir a temperatura, ela acaba aumentando a frequência cardíaca, que já está acelerada por causa da febre. Então, a dica é deixar água morna escorrer por bastante tempo sobre o corpo, o que contribui também para o relaxamento.

*Não se esqueça de beber bastante água. Além de hidratar o corpo, que costuma perder água durante a febre, o líquido auxilia na regulação térmica do organismo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais