Cidadeverde.com

Caminhada celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Teresina

Imprimir

Teresina comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo no próximo sábado (2), com a realização de uma caminhada. A concentração ocorre sob a ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes, a partir das 16h. De acordo com o secretário Estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, o principal objetivo é incluir pessoas com o espectro do autismo. 

"A caminhada acontece no mundo todo, no dia 2 de abril, que é o Dia Mundial de Conscientizção do Austismo. Queremos consciitzar a sociedade sobre a situação de pessoas com o espectro do autismo, que devem conviver socialmente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, existem hoje no mundo mais de 2 milhões de pessoas com autismo", declarou. 

Maria de Fátima Orsano, vice-presidente da Associação de Amigos dos Autistas (AMA) de Teresina, disse que a entidade atende hoje 142 pacientes e tem número semelhante de pessoas na fila de espera, buscando pelos serviços que pretendem estimular os pacientes a viver de melhor forma em sociedade. Segundo ela, o principal problema enfrentado hoje em Teresina está nas escolas. 

"A escola ainda não é inclusiva. Temos muitos relatos de pais e professores que destacam que a escola não fornece apoio e estímulo necessário à criança com autismo. Como o autismo não se apresenta fisicamente, as crianças são tratadas como se fosse um problema de criação, na família, e não um problema comportamental ou intelectual que pode receber auxílio", declarou. 

Camisetas

Para garantir a manutenção da Associação, que oferece serviços de neuropediatria,  terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, educação física e fisioterapia, a entidade está vendendo camisetas que serão utilizadas nas caminhadas. 

Para adquirir, basta se dirigir à sede da AMA, localizada na Rua José Clemente Pereira, 2384, bairro Primavera . As camisetas custam R$ 20. 

 

Maria Romero 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais