Cidadeverde.com

Fábio Abreu elogia plano de medidas de combate à violência proposta por Temer

Imprimir

 

O secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, participou de reunião em Brasília onde foi anunciado um plano de medidas de combate à violência contra a mulher. Será criado um núcleo federal para mapear a violência doméstica, reforçar o policiamento em áreas de risco, onde as ocorrências são mais frequentes, e também um cadastro para uso da polícia em todo o país com endereços de vítimas de violência para que sejam patrulhados.

Haverá repasses de recursos da Força Nacional para auxiliar no combate à violência doméstica quando houver pedido de estados e municípios e padronização do atendimento das vítimas em todas as delegacias do país, assegurando privacidade e atendimento médico e psicológico para as mulheres.

"Nesse pacote constam algumas medidas que já estão implementadas no Piauí. Por exemplo, a criação da delegacia que trata de feminicídio e da área relacionada à parte ostensiva. Temos um projeto-piloto em Parnaíba e que nós vamos avaliar e a intenção é implementar em todo o Estado", disse o secretário. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, Fábio Abreu elogiou a medida que garante o repasse de recursos aos Estados para pagamento da extensão das cargas horárias de policiais.

"Essa medida da compra do policial financiada pelo Governo é uma ideia muito boa e prática. O próprio Temer e o ministro da Justiça disseram que temos que partir para a parte prática e não somente da boca para fora, ou por meio de projetos que demorem muito tempo. Pela reunião de ontem, acreditamos que teremos ações mais eficientes", reitera. 

Fábio Abreu ressalta que na reunião foi proposto ainda medidas para combater não somente a violência contra a mulher, mas a redução dos crimes de homicídios em geral. "Mais de 62 mil pessoas por ano morrem em nosso país e isso é complicadíssimo", reitera. 

O secretário comentou ainda sobre outra medida inclusa no plano relacionada ao repasse de  recursos federais para os Estados. 

"Agora, cada estado poderá propor programas e projetos com características do próprio Estado e enviar para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Anteriormente, vinha o projeto da Secretaria e os estados tinham que se adequarem, o que era muitas vezes fora da nossa realidade. Por isso essa modificação é importante. Já temos várias idéias e projetos com características do Piauí. Agora poderemos mostrar nossa propostas para que os recursos sejam autorizados pela Senasp", comemora Fábio Abreu.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais