Cidadeverde.com

Debate sobre autonomia e finaciamento público da Uespi acontece amanhã

Imprimir

Nesta terça-feira (19), às 9h, no auditório do Palácio Pirajá, acontece debate sobre "Financiamento Público e Autonomia da Uespi". O evento é promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp), Sindicato dos Servidores da Uespi (Sintuespi) e Centros Acadêmicos, com o apoio do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior) Regional Nordeste I.

O tema do financiamento público na educação superior está na ordem do dia. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal deu sentença contrária à cobrança de taxas e mensalidades em universidades públicas. "Infelizmente, na Uespi, as cobranças fazem parte da vida dos estudantes, desde a matrícula até a solicitação de uma simples declaração", disse o presidente da Adcesp, Daniel Solon.

 Para as entidades que organizam o debate, o Estado deve garantir um orçamento compatível com as necessidades da Uespi, hoje dependente da cobrança de taxas para funcionar.

O debate terá a presença da professora Lighia Brigitta Horodynsky Matsushigue, professora da USP, e diretora do Andes Regional SP. Ela faz parte do Grupo de Trabalho de Política Educacional do Andes. O deputado João de Deus, líder do governo na Assembléia Legislativa, também participará do debate.
 
"Somos totalmente contrários as  cobranças, inclusive de mensalidades de cursos de especialização. O Estado deve respeitar o princípio constitucional de garantia de gratuidade do ensino público", afirma Daniel Solon.

As entidades sindicais e estudantis da Uespi pretendem fazer uma campanha para que o orçamento 2009 da Uespi contemple as necessidades da universidade no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão.
 
Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: