Cidadeverde.com

Bebê com cardiopatia de 12 dias aguarda vaga para cirurgia

Imprimir

Mais uma criança está aguardando uma vaga para cirurgia de cardiopatia congênita. A bebê que completou 12 dias nesta terça-feira(21) teve a doença descoberta com quatro dias. Ela foi transferida da sua cidade natal, Uruçuí, para Floriano e de lá para Teresina.

De acordo com o conselheiro tutelar, desde sexta-feira(17) a Justiça concedeu liminar determinando que fosse feita a transferência da recém-nascida para tratamento fora do domicílio. “A Secretaria Estadual da Saúde tem que colocar a criança dentro de uma UTI aérea e levar para um hospital particular ou público no Brasil que faça a cirurgia, mas agora a criança vai disputar com outras crianças uma vaga”, destacou o conselheiro tutelar Djan Moreira.

O pai da bebê, Eduardo, disser que são 12 dias de luta, correndo atrás da documentação, que estava com o nome errado no cartão do SUS e já foi consertado, mas nada de vaga. “Tememos pela vida da minha filha”, diz o pai chorando. 

Djan Moreira alerta que todo mês há pelo menos uma criança no Piauí nascendo com esse problema. "Enquanto a Sesapi não tomar para si a responsabilidade da cirurgia, nós teremos crianças nessa luta pela vida e não conseguir resistir como o irmão gêmeo de Parnaíba e o Esdras que morreu em fevereiro", afirma o conselheiro. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais