Cidadeverde.com

Em sabatina, Firmino Filho garante que se for reeleito cumprirá mandato até o fim

Imprimir

Entrevistado na série de sabatinas com os nomes que disputam à prefeitura da capital, o candidato à reeleição Firmino Filho (PSDB) destacou um trabalho de continuidade e garantiu que não abandonará o mandato para disputar uma candidatura majoritária em 2018. Além disso, ele classificou como “ilusão” o fato de candidatos afirmarem que podem contratar mais de três mil homens para a Guarda Municipal.

A sabatina realizada pelo portal Cidadeverde.com é uma experiência inédita no web-jornalismo e foi transmitida através do portal e pelo Facebook. Nesta quinta-feira ela foi comandada pelas jornalistas Yala Sena e Nadja Rodrigues, diretora de jornalismo da TV Cidade Verde. Na ocasião, foram feitas várias perguntas de internautas, que participaram ao vivo.

O prefeito começou destacando a gratidão com a cidade pelos anos à frente do executivo e destacou que tem mostrado resultados, como o último prêmio recebido pela prefeitura, que teve a cidade entre as três com a melhor educação no país de acordo com o Ideb- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “Queremos pagar dívida e somos gratos a aquilo que a cidade honrou fazendo aquilo que podemos oferecer com trabalho e suor. São vários desafios, grandes e pequenos desafios. Hoje Teresina recebe dados do Ideb de 2015 e estávamos dentre as 3 colocadas na educação. A meninada das escolas municipais foi testada e tivemos um grande desempenho. Dizer que o resultado nos enche de alegria [...]. Queremos fazer o feijão com arroz, que a oposição diz, mas também colocar ovo estrelado e uma refeição completa”, destacou.

Em um dos pontos mais polêmicos, o prefeito foi questionado sobre a permanência no cargo pelos quatro anos caso seja eleito. Firmino foi enfático e afirmou que tem um compromisso com a cidade. “Essa pergunta já foi feita um tempo atrás. Perguntavam se sairia da prefeitura e respondi que não sairia. E da mesma forma respondo mais uma vez: não sairei e serei prefeito mais uma vez com o compromisso. Conquistamos agora medalha de bronze no Ideb e vamos ficar mais quatro anos pra disputar a medalha de ouro”, destacou.

Ao ser perguntado sobre algumas falhas no Orçamento Popular, Firmino Filho afirmou que o projeto será mantido e que muitas das ações da prefeitura hoje são baseadas nele, que “é uma das grandes construções democráticas de Teresina”. “Não pertence mais ao prefeito Firmino Filho. Escutamos comunidades que colocam suas prioridades e fazem a escolha e cabe ao executivo fazer as obras. 94% das obras apontadas pelo orçamento foram realizadas. É importante que possamos desatacar que é um orçamento participativo, que traz a comunidade. A crítica é sobre os 6% que não foram feitos. É uma conquista da nossa cidade”, afirmou.

Com relação aos concursos públicos, o candidato Firmino Filho respondeu um internauta que questionava a quantidade de vagas para técnicos de enfermagem no último concurso [70 vagas]. Ele se defendeu alegando que o que define a quantidade de contratações é a lei. “Mais de 3 mil foram chamados para a área da saúde. Nunca se chamou tanto concursado na área da saúde.  Estamos acabando com os terceirizados. O que define a quantidade é a Lei e só existe a partir de profissionais que gerenciam a saúde”, explicou. 

Diego Iglesias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais