Cidadeverde.com

Pilotos aprovam o alto nível técnico do Enduro do Mel e prova poderá ser etapa do Brasileiro

Imprimir

Trilhas radicais e muita adrenalina marcaram o Enduro do Mel, que aconteceu neste final de semana na região de Picos, no Sul do Piauí. O Enduro do Mel valeu como 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasil Nordeste de Enduro, evento homologado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e valeu ainda como a 7ª etapa do Piauiense de Enduro da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), lembrando que no Piauiense não há a categoria Máster. O sábado foi de muita técnica e no domingo (11) não teve moleza também não. Para quem gosta de emoção, o trecho ‘Bola de Canhão‘ foi demais. Uma descida de quase dois quilômetros, com muitas pedras grandes e pequenas, algumas soltas, que se amontoam em meio à caatinga ressecada desta época do ano no Estado. O forte sol testou mais ainda a resistência física, técnica e emocional dos atletas. No final, todos elogiaram o alto nível da prova, que foi digno de campeonato brasileiro.

 Os organizadores do Enduro do Mel e os próprios pilotos participantes, cerca de 30, fizeram uma solicitação ao diretor Nacional de Enduro da CBM, presente ao evento, Alfredo Miranda, para que a prova venha a ser etapa do Brasileiro no próximo ano. Miranda afirmou que levará a solicitação à diretoria da entidade máxima do motociclismo brasileiro. O organizador do Enduro do Mel e diretor técnico da FMP, Zenardo Maia, disse que como em 2017 o Rally Piocerá não será etapa do nacional de enduro, surge uma vaga e uma possibilidade da prova ser etapa nacional.

 “Foram trilhas prazerosas para se pilotar. A Subida do Morcego, na etapa de abertura, apresentou alto grau de dificuldade”, disse o diretor de prova Erasmo Albano. No segundo dia, o grau de dificuldade foi menor em relação ao primeiro, porém, houve trechos que exigiam muita técnica. O piloto de Teresina Lucas Matos foi o campeão geral disparado, já que ele venceu tanto o primeiro como o segundo e último dia de prova, deixando a vice-liderança para o piloto de Piripiri Mário Fortes Rodrigues. Lucas disse que esta foi uma das melhores trilhas da temporada e do Campeonato Piauiense de Enduro, referindo-se à etapa de domingo. “O trecho teve 90% de veredas e pedras, muitas pedras. A trilha foi bem levantada e exigiu muita técnica dos pilotos”.

Lenilson Viana, categoria Máster no Brasil Nordeste, contou que fez uma prova dura, com pedras que exigiam grande esforço físico. “Minha corrente quebrou e tive que sair da prova”. Mas com o acúmulo do resultado do 1º e do 2º dia, Lenilson ainda levantou o troféu de terceiro colocado geral do evento da CBM, deixando Luiz Lobão, também de Teresina, na quarta colocação.

O cearense de Santa Quitéria, Herculo Onofre Jales, campeão do Brasil Nordeste na categoria Sênior, elogiou a prova e principalmente o percurso e se surpreendeu com o nível técnico. “Foram mais de quatro horas de prova em cima de pedras, no calor da região, aliado a exigência de uma navegação apurada, alto nível”.

Na categoria Júnior, o campeão do Brasil Nordeste de Enduro foi o piloto de Parnaíba Alex Marinho, seguido pelo piloto de Teresina Tafarel Guimarães, que está liderando o campeonato até aqui. Na categoria Novato, o campeão foi o piloto de Picos Flávio Costa Albano Ferreira, que venceu as duas etapas, seguido por Caio Cesar Melo, de Teresina. Na categoria Moto Rally, o campeão nas duas etapas foi Peter Ferreira e na segunda colocação Carlos Rodrigues Júnior, ambos de Teresina.

O presidente da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), Ehrlich Cordão, que acompanhou o evento afirmou que a entidade está cumprindo com eficiência e total respeito aos pilotos filiados suas etapas do Campeonato, fielmente. “Todas as provas foram de ótimo nível, em regiões e percursos diferenciados, o que trouxe um campeonato bastante empolgante. A nossa última prova será em 11 de dezembro, com o Enduro do Papai Noel”, disse Cordão.
 

RESULTADO GERAL – ACUMULADO DA 5ª E 6ª ETAPAS DO ENDURO DO MEL – CAMPEONATO BRASILEIRO NORDESTE DE ENDURO – CBM


Categoria Master
1º - Lucas Matos
2º - Mario Fortes Rodrigues
3º - Lenilson de Freitas Viana
4º - Luiz Lobão C Branco Filho


Categoria Sênior
1º - Hérculo Onofre Jales
2º - Magno Macel Batista de Souza
3º - Roberto Santos Ferreira Filho
4º - Lauro Rodolpho Soares Lopes
5º - Leonardo Rodrigues Costa

Categoria Junior
1º - Alex Marinho
2º - Tafarel Guimarães Araújo
3º - Gerson Monteiro Moraes
4º - Marcos Natanael Santos Rocha
5º - Marcos Vinicyus Feitosa Santos

Categoria Novato
1º - Flávio Costa Albano Ferreira
2º - Caio Cesar Sales Melo
3º - Rieli Meneses Ibiapina Coêlho
4º - Luís Carlos Teles de Medeiros
5º - Gilmar de Moura Rodrigues

Categoria Moto Rally
1º - Peter Ferreira
2º - Carlos Rodrigues Junior
3º - Leonardo Augusto Raulino Pereira

 

RESULTADO DA 7ª ETAPA DO CAMPEONATO PIAUIENSE DE ENDURO DE REGULARIDADE DA FMP – ENDURO DO MEL 
PROVA REALIZADA NO DOMINGO (11/09), EM PICOS-PI

Categoria Sênior
1º - Lucas Matos
2º - Mario Fortes Rodrigues
3º - Luiz Lobão C Branco Filho
4º - Lauro Rodolpho Soares Lopes
5º - Roberto Santos Ferreira Filho

Categoria Junior
1º - Alex Marinho
2º - Tafarel Guimarães Araújo
3º - Gerson Monteiro Moraes
4º - Marcos Vinicyus Feitosa Santos
5º - Marcos Natanael Santos Rocha

Categoria Novato
1º - Flávio Costa Albano Ferreira
2º - Caio Cesar Sales Melo
3º - Rieli Meneses Ibiapina Coêlho
4º - Gilmar de Moura Rodrigues
5º - Francisco Wênio Ribeiro

Categoria Moto Rally
1º - Peter Ferreira
2º - Carlos Rodrigues Junior
3º - Leonardo Augusto Raulino Pereira

 
Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais