Cidadeverde.com

Ato na Caixa Econômica marca Dia Nacional de Luta nesta quarta (1)

Imprimir

O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) convoca, para esta quarta-feira (1),  toda a categoria  para manifestação em frente a agência da Caixa da Rua Areolino de Abreu, a partir das 8h. A manifestação é contra os reajustes no Saúde Caixa, anunciados pela Caixa Econômica Federal. 

A Contraf-CUT, a Fenae e sindicatos de bancários ingressaram, na sexta-feira (27), com uma ação judicial para cancelar os reajustes. Em comunicado enviado aos trabalhadores na última quinta-feira (26), o banco informou que, em 1º de fevereiro, o valor das mensalidades passará de 2% para 3,46% da remuneração base; o percentual de coparticipação subirá de 20% para 30% e que o limite de coparticipação anual passará de R$ 2.400 para R$ 4.209,05. Nesse último caso, toda vez que o assistido ultrapassa esse gasto, o complemento é feito pela Caixa.

Segundo o sindicato dos bancário, o reajuste efetuado representa descumprimento do acordo coletivo que obriga o banco a negociar com os empregados as mudanças no plano de saúde. 

“A medida da Caixa é um desrespeito à cláusula 32ª do Acordo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que estabelece a manutenção dos percentuais de mensalidade, da coparticipação e do valor para o teto. A empresa jamais poderia ter tomado uma decisão como essa sem que fosse negociada com o movimento sindical e discutida no Conselho de Usuários”, afirmou o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Dionísio Reis.

“Além de querer economizar com a redução do quadro de bancários, com descomissionamentos e fechamento de agências, o banco quer agora cortar custeio do Saúde Caixa. Um absurdo que não aceitamos e que será respondido com o aumento das manifestações pelos direitos dos trabalhadores e contra o desmonte do banco público”, completa Dionísio.

01/02 - Dia Nacional de Luta

Por orientação da Contraf-CUT, serão realizadas manifestações em todo o país, no Piauí o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa acontece nesta quarta-feira (01/02), com foco no modelo de gestão do plano. 

"Com os aumentos anunciados semana passada, testemunhamos o desrespeito ao Acordo Coletivo e uma apropriação indébita de nossos recursos. Estamos lutando contra isso", disse o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Carta aberta à população

Para dialogar com a população neste Dia Nacional de Luta dos Empregados da Caixa, durante a manifestação será distribuída à população e funcionários uma carta aberta denunciando as atitudes do banco que prejudicam os trabalhadores da Caixa. Francisca de Assis, diretora do SEEBF-PI, fala da importância de combater e reagir contra os ataques às empresas públicas e em defesa dos direitos dos trabalhadores. "Temos que reagir contra essas atitudes do banco, para que não sejam impostas ao trabalhador mudanças injustas e sem o devido diálogo com os empregados. Por isso é fundamental que todos se sensibilizem e manifestem sua indignação contra a forma que o banco se relaciona e impõe mudanças que afetam os trabalhadores", afirma. 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais