Cidadeverde.com

Delegados Civis protestam por melhorias e denunciam falta de investimento no Piauí

Imprimir
  • ff93a8ee-2a5b-4d9a-b64e-88f29efd6dbe.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • f0409893-9b2b-48b5-bb41-f9b64af3bac1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 6580b8b2-8557-4f7a-b4da-6170eb4ec96d.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 6f43ab09-bb7f-42b2-9530-36134b4d2b03.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

Os delegados da Polícia Civil pedem urgentemente por melhores condições de trabalho no Piauí. A manifestação ocorreu na manhã nesta quinta-feira (06) em frente ao Palácio do Karnak, no Centro de Teresina. Eles encontraram os portões fechados e o pedido de uma reunião com o governador do Piauí, Wellington Dias, não ocorreu. 

De acordo com a presidente do Sindicato dos Delegados do Piauí, a delegada Andrea Magalhães, os pedidos por melhorias já são reclamações antigas e os secretários estaduais, e até mesmo o governador, têm conhecimento da situação.

Algumas das reivindicações dos delegados são: o não pagamento das horas extras e de diárias, excesso da carga horária de trabalho, não pagamento da gratificação por insalubridade, ausência de promoções e de vagas, reajuste salarial, viaturas e delegacias sucateadas, não encaminhamento de leis de cumulação e remoção, dentre outras. 

“Não é de hoje que o sindicato denuncia as péssimas condições de trabalho que a Polícia Civil está submetida. São três anos de Governo, nenhuma efetiva melhoria, continuamos acumulando cidades por cima de cidades. Hoje encontramos o Palácio com portão fechado e cadeados passados. O investimento não chega na Polícia Civil. O efetivo continua defasado, cerca de dois mil cargos criados vagos na polícia. Então, fica aqui o protesto”, comentou a delegada.

Andrea Magalhães disse que ao chegarem no Palácio do Karnak foi informada que o governador não poderia recebê-los, pois tinha outros compromissos agendados. A delegada ressaltou ainda que a manifestação também é em prol da população, que sofre com tanta violência e criminalidade. 

Secretário de Segurança reage

O secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu, reagiu a determinadas reclamações da presidente do sindicado afirmando que muitas das propostas já foram atendidas pelo Governo Estadual. Ele citou, por exemplo, o pagamento de todos os salários pendentes e a realização de algumas promoções que estavam atrasadas (vídeo abaixo).

Com relação a estrutura física das delegacias, Fábio Abreu comentou que muito já foram reformadas, mas outras estão demorando a passar por melhorias devido questões burocráticas. Ele citou o município de Picos que recebeu uma sede da delegacia nova e receberá uma nova central de flagrante. Abreu também destacou a entrega do complexo de delegacias em Parnaíba.  

Em Teresina falta reformar apenas os distritos da Santa Maria da Codipi, que será o próximo, o da Usina Santana e Vila Irmã Dulce. 

Abreu reconhece que até hoje um único delegado é responsável por várias delegacias, mas a Secretaria de Segurança já busca por soluções e o novo concurso para delegado resolverá essa questão. "Nós trabalhamos com planejamento e dentro disso vamos realizar as etapas do concurso", disse o secretário. 

Carlienne Carpaso e Lyza Freitas
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais