Cidadeverde.com
Geral

Nuvem funil é registrada em Teresina; fenômeno indica formação de tornado

Imprimir

Internautas compartilharam nas redes sociais um vídeo que mostra uma nuvem funil no céu de Teresina. O registro, gravado por Tarcísio Paiva, foi feito na tarde deste sábado (24), na zona Norte da capital.

De acordo com o professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa, é a primeira vez que este formato de nuvem é registrado em Teresina.  A nuvem funil chama atenção porque representa o início da formação de um tornado, que é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira.

 “É uma um condição para a formação de um tornado. Mas o que falta para a nuvem funil formar um tornado? Falta que ela toque o solo. Neste caso, se tocasse o solo, seria um tornado landspout, um tornado fraco. Se ela toca no Rio Poti, seria uma tromba d´'agua.  A nuvem funil nasce a partir da base de uma nuvem de tempestade", explica o professor 

"É uma nuvem que gira, rotacional. Na fala, o Tarcísio menciona que poderia ser um furacão. Em relação a um furacão, está bem distante disso, pois são sistemas completamente diferentes em estrutura e, em várias escalas”, acrescenta o professor Werton. 

O professor esclarece ainda que, apesar de raro, a população não deve se preocupar com o fenômeno, já que a nuvem não tocou o solo, nem a água. 

“Mesmo se tivesse tocado, esses tornados não possuem potencial destrutivo severo. Seria um vento ligeiramente forte com capacidade para um suave destelhamento, por exemplo, não de danos poderosos”, esclarece o professor. 

 

Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Imprimir