Cidadeverde.com

Psicólogo afirma que o egoísmo pode ser bom para a saúde mental

Imprimir

O egoísmo comumente é apontado como uma característica negativa. Por vivermos em conjunto, e sermos seres interdependentes, o ato de voltar as ações para o benefício próprio pode adquirir uma conotação pejorativa. Entretanto, o egoísmo nem sempre é algo prejudicial. Ao focarmos em nós mesmos, nos tornamos mais autoconscientes, e consequentemente temos uma maior assertividade frente às nossas escolhas, e isto garante que tenhamos uma vida mais saudável. Para o psicólogo Valdecy Carneiro, o egoísmo, quando exercido de maneira equilibrada, torna-se uma manifestação de amor-próprio. "Ao percebermos que só podemos dar aquilo que já temos, diminuímos nosso senso de autocobrança, e passamos a nos construir emocionalmente de forma positiva", explica.

Egoísmo vs Egocentrismo
Há certos equívocos conceituais acerca do egoísmo. Muitas vezes o confundimos com o egocentrismo, e estes conceitos têm significados diferentes Segundo Valdecy, o egocentrismo caracteriza-se pelo pensamento de que somos o centro de tudo, e que tudo gira em torno de nós. Já o egoísmo define-se pela ação de olhar para si, buscando a satisfação das próprias necessidades e desejos. Nos colocarmos em primeiro lugar é uma tarefa essencial, pois ao nos preocuparmos demasiadamente com as necessidades dos outros, podemos nos esquecer de olhar para as nossas questões. Ter consciência de que o outro tem tanto direito quanto nós é fundamental, mas é preciso haver um equilíbrio.


Buscando o equilíbrio no egoísmo
A intensidade em que praticamos o egoísmo é um fator crucial ao caracterizá-lo como positivo ou negativo. O egoísmo que se configura pelo autocuidado e autopreservação, tem o poder de beneficiar a nós mesmos e nosso círculo social. Segundo Derek Moreira, médico assistente na Clínica Maia Jovens, a autopreservação representa um instinto humano de resguardar nossas vidas. "Em face de desrespeitos constantes aos nossos limites pessoais, olhar para nossas necessidades, em detrimento das demandas alheias, pode ser nossa salvação", explica o especialista. Porém, o egoísmo movido somente pela autossatisfação, pode proporcionar malefícios não somente ao coletivo, como a nós mesmos. Ao desconsiderarmos os limites e as necessidades alheias para conquistarmos nossos próprios objetivos, criamos um mal-estar geral, que causa o afastamento das pessoas à nossa volta.

 

Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais