Cidadeverde.com

Entenda a importância de procurar o ginecologista periodicamente

Imprimir

Muita gente ainda acha que determinadas coisas só acontecem com os outros – até a hora em que acontece com si mesmo. Isso porque acaba descuidando de procedimentos básicos, como a ida regular ao ginecologista, no caso das mulheres. Mais do que tratar algum mal apenas quando há dor ou incômodo, as consultas periódicas ao especialista servem para prevenir e descobrir precocemente qualquer doença, antes que ela se instale e cause um mal maior. 

 

Consulta ao ginecologista deve começar cedo
O aparelho reprodutor feminino é bastante complexo – e por isso mesmo sujeito a muitos pequenos probleminhas que podem se transformar em dores de cabeça bastante sérias. Mas não são apenas as mulheres adultas que correm riscos: a consulta ao ginecologista deve começar assim que os hormônios começarem a agir no corpo das meninas. E nem é preciso esperar o aparecimento da primeira menstruação, basta os pelos pubianos começarem a crescer ou o corpo começar a modificar seu formato para já valer a primeira consulta ao ginecologista.

 

Hora de tirar dúvidas e deixar alguns mitos para trás
Por outro lado, a cada geração a vida sexual tem começado mais cedo, o que pode levar ao consumo de anticoncepcionais sem a devida orientação médica ou uma gravidez indesejada. Além da orientação adequada, essa é a hora da adolescente tirar todas as suas dúvidas a respeito do sexo e de seu próprio corpo e dar início ao saudável hábito de ir pelo menos uma vez por ano ao ginecologista. Nestas consultas anuais deverão ser realizados o exame preventivo, que detecta os primeiros sinais de câncer de colo de útero ou ovário, além da mamografia e do toque para o câncer de mama. No entanto, são várias as outras doenças que podem aparecer. Para se ter uma ideia, há mais de uma dúzia de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A grande maioria delas pode ser evitada e tem cura, principalmente quando detectada precocemente, ou seja em seus primeiros estágios. Todos estes exames têm cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

 

Converse com sua filha sobre a importância de manter consultas regulares
No caso das adolescentes, algumas podem sentir-se envergonhadas diante do ginecologista, mas é preciso que os pais as orientem desde cedo quanto à necessidade da consulta médica, procurando deixá-las o mais à vontade possível. Afinal, será sempre melhor receber orientações de um especialista do que buscar resposta na internet, em revistas ou com as colegas, já que nem tudo o que se ouve é verdade. Além disso, como os problemas variam de mulher para mulher, o que é bom para uma pode até fazer mal para outra.

 

Fonte: planodesaude.net

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais