Cidadeverde.com

Prefeitura faz melhorias no atendimento odontológico municipal de Oeiras

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram nesta quarta-feira, 12, a obra de reforma e ampliação do Ponto de Atendimento do Riachuelo, comunidade localizada na zona rural de Oeiras. Com a ampliação, o ponto de atendimento ganhou um consultório odontológico. Inaugurado em 2014, o posto de saúde foi instalado num espaço cedido pela Associação de Moradores e Desenvolvimento Comunitário do Riachuelo. Além do consultório odontológico, recém-inaugurado, o ponto de atendimento conta com consultório médico e de enfermagem.

Auridene Freitas comenta que os moradores da comunidade são atendidos pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Alagoinha e que, por conta da distância, muitas vezes precisavam se deslocar até a sede do município para receber atendimento odontológico. “Até então, estávamos referenciando toda comunidade para a unidade de saúde de zona urbana e isso dificultava muito, pois as pessoas precisavam estar se deslocando para buscar o serviço de odontologia. Ficava mais próximo que elas fossem para a cidade do que ir buscar o serviço na região da Alagoinha. Com isso, nós entendemos que aqui temos uma demanda grande, que dá para ser assistida dentro da própria comunidade e partimos para o processo de ampliação do espaço e implantação do gabinete de odontologia, o que favorece toda esta região, não apenas o Riachuelo, mas também Boa Vista, Riachão e outras comunidades”, afirma a secretária.

Inaugurado oficialmente nesta quarta-feira, o consultório odontológico já está em funcionamento desde agosto, realizando cerca de 10 atendimentos semanais. “O gabinete de odontologia já está em pleno funcionamento. Sentimos a necessidade de ampliar esse espaço para também ampliar os serviços que aqui estaremos oferecendo. Isso favorece a comunidade no sentido de poder trazer outros serviços que, até então, eram inviáveis de acontecer. O atendimento odontológico é uma inovação nesta região. A comunidade era assistida, até então, com atendimento médico e de enfermagem, onde todos grupos são trabalhados: hipertensos, gestantes, diabéticos, crianças, vacinação. E a partir de agora teremos um aumento na oferta de serviços”, acrescenta a secretária.

O prefeito José Raimundo diz que os serviços de saúde são oferecidos de maneira equânime no município de Oeiras, atendendo com a mesma qualidade os moradores da zona urbana e rural. “Temos neste ponto de atendimento, a mesma qualidade dos serviços de saúde ofertas na zona urbana. O odontólogo, o médico, o enfermeiro e o técnico de enfermagem que vem pra cá são os mesmos que atendem na zona urbana, é a mesma qualidade do serviço. É algo que fazemos com enorme satisfação. Quando trazemos o serviço para perto da comunidade é porque temos a preocupação de oferecer o melhor”, assegura Zé Raimundo.

25 consultórios odontológicos

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito. Atualmente, o município possui 25 consultórios odontológicos. Em pouco mais de um ano, foram implantados consultórios odontológicos em 06 regiões da cidade – Riachuelo, Rodagem de Floriano, Caraíbas, Tamboril/Salinas, Alto Sereno e mais uma sala de atendimento no Centro de Especialidade Odontológica (CEO).

Além da expansão do atendimento de Saúde Bucal, o município também investiu na modernização de 08 consultórios odontológicos – UBS Pedro Barbosa, Rosário, Várzea, Oeiras Nova, Contentamento, Briona, Boa Nova e Alagoinha. “Entendemos a necessidade de descentralização do serviço como forma de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Implantamos vários pontos de atendimento dentro do nosso município e um deles é o do Riachuelo. Sentimos a necessidade de ampliar esse espaço para também ampliar os serviços que aqui estaremos oferecendo. Isso favorece a comunidade no sentido de poder trazer outros serviços que, até então, eram inviáveis de acontecer”, comenta a secretária municipal de Saúde.

Ela considera que os investimentos feitos pela Prefeitura de Oeiras fortalecem o Programa de Saúde Bucal em todo o município, melhoraram as condições de trabalho dos profissionais de saúde e os serviços prestados à população oeirense. “O Ministério da Saúde faz o envio de um recurso de incentivo para o serviço ser implantado apenas na Alagoinha. Mas o município, entende a necessidade de implantar outros gabinetes nesta região. Além de Alagoinha, inauguramos um gabinete odontológico em Tamboril/Salinas, já este ano de 2018; entregamos recentemente um gabinete na região de Alto Sereno, concluímos uma obra já entregando o serviço de odontologia e agora estregamos no Riachuelo. Podemos afirmar que a região está bem assistida com quatro pontos, sendo estes três pontos fora Alagoinha, feitos com contrapartida da Prefeitura de Oeiras”, finaliza Auridene Freitas.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais