Cidadeverde.com

Radicchio: conheça os benefícios da verdura de origem italiana

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Provavelmente, você ainda não conheça o radicchio. Mas bem que poderia, pois é uma opção bem interessante, gostosa e saudável. Trata-se de uma verdura de origem italiana, prima da chicória, de gosto amargo e textura crocante. É mais comum encontrá-la na cor roxa – a variação rosa é cultivada em apenas duas regiões do mundo: Veneto, na Itália, e em alguns locais dos Estados Unidos, como Pensilvânia e Califórnia.

Existem vários pratos que combinam com o radicchio, como risotos e massas. Ele pode ser consumido tanto cru como temperado com azeite de oliva e sal, e sua textura firme permite assá-lo ou grelhá-lo. Para reduzir o sabor amargo, é indicado lavar a verdura com água morna.

Vitaminas

Quando se trata de nutrientes, este vegetal folhoso fornece grandes quantidades de vitamina K, bem como quantidades moderadas de cobre, ácido fólico, vitamina E, fibra alimentar, proteína, e vitamina C. Também fornece vários sesquiterpenos e outros antioxidantes, muitos com efeitos significativos na saúde em geral.

Benefícios

O vegetal é pobre em calorias, açúcares e carboidratos, mas contém alguns ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Os principais benefícios do radicchio para a saúde incluem estimular o sistema imunológico, desintoxicar o organismo, perder peso, melhorar a digestão e reduzir o risco de câncer, entre outros.

Tradição

Vale lembrar que o risoto radicchio, assim como o macarrão, são receitas populares de inverno na região do norte da Itália. No entanto, embora pertença aos vegetais familiares da chicória, não tem conteúdo de cafeína nas folhas e, portanto, pode ser segura para consumo.

 

Fonte: Estadão Conteúdo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais