Cidadeverde.com

Sob risco de alagamentos na zona Leste, SDU monitora Rio Poti

Imprimir

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano – Leste (SDU Leste) está monitorando as águas do Rio Poti para evitar um possível rompimento do dique localizado no bairro São João, na zona Leste de Teresina. O alerta é uma prevenção diante das constantes chuvas no Piauí e, também, no Ceará. 

“No São João nós temos o dique e, por isso, monitoramos porque a região é muito baixa e caso o nível do rio venha a subir muito, a gente já tem nossas bombas feitas a manutenção, a limpeza, aguardando, a qualquer momento, caso esse nível suba, e a gente acione (as bombas) para evitar riscos de alagamento na região”, contou o gerente de serviços urbanos da SDU-Leste, Renato Lopes. 

Operação 

Por causas das constantes chuvas, a Operação Rota das Águas foi deflagrada pela SDU Leste por causa dos alagamentos em diversos pontos da região devido à falta de escoamento adequado.  

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Águas do Rio Poti têm subido com constantes chuvas

Renato Lopes esclareceu que a operação possui uma equipe de galerias atuando nos pontos mais críticos. As equipes logo pela manhã fazem uma rota pelos pontos mais críticos, fazendo a desobstrução das galerias. Essa operação ocorre anualmente nos períodos mais chuvosos.

“Os bairros São João, Satélite, Recanto das Palmeiras, que sofreu até o rompimento da BR no ano passado. Então, a gente sempre coloca essas equipes fazendo a manutenção desses córregos e bueiros”, disse.

O gerente ressaltou que um dos problemas maiores é porque os moradores insistem em fazer o descarte incorreto do lixo. Exemplo disso é jogar garrafas de plásticos, podas, entulhos nas galerias.

“A gente pede que a população nos ajude e não faça esse tipo de coisa porque pode vir a fechar as bocas de galerias. Há muitos descartáveis. A população usa o descartável, mas não faz o descarte correta para a coleta domiciliar. Então, eu peço que nos ajude. Aquela garrafa que você joga vai se juntar a outras e isso vai acarretar em problemas para as pessoas que moram próximas a esses locais”, reforçou. 

O gerente também falou em entrevista ao Notícia da Manhã sobre a Galeria da Zona Leste. A obra é esperada há anos e promete a revolver ou, pelo menos, diminuir o problema de escoamento das águas nas ruas. 

“A obra continua. Agora, ela deu uma desacelerada justamente pela chuva, que estão muito intensas. Então, como nós vamos ter escavações no leito da Avenida João XXIII e ruas próximas, estamos aguardando apenas diminuir o período para retornar. No momento, nós estamos fazendo uma sondagem nos locais que serão construídos”.
 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Lixo próximo às galerias obstrui a passagem da água e ajuda a causar alagamentos 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais