Cidadeverde.com

Escalada é atividade completa e ajuda a manter o corpo em forma

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Pode ser uma parede bem alta, uma cachoeira ou uma extensa e íngreme montanha. A escalada é uma atividade esportiva completa, exigindo raciocínio, flexibilidade e força. Em troca, oferece vantagens que vão muito além do corpo sarado.

São vários os benefícios. Vão desde a melhora do sistema cardiorrespiratório, flexibilidade, coordenação motora, diminuição do percentual de gordura, e até o controle de fatores antiestresse. Isso sem contar o aumento da resistência muscular.

Benefícios

Ao escalar, a pessoa movimenta vários membros do corpo, como antebraços, panturrilhas, músculo dorsal e core – estrutura muscular composta por 29 músculos, entre eles os abdominais, os lombares, os oblíquos e os glúteos.

Cuidados

É sempre bom reforçar que a prática de atividades físicas deve ser acompanhada de orientação profissional. Equipamentos adequados também fazem parte do manual de escalada - é importante conferir a qualidade técnica e o estado de conservação. Também é preciso se informar sobre o tipo de ferramenta para cada tipo de escalada

Mesmo que o praticante esteja habituado a um circuito, é recomendado consultar a previsão meteorológica antes de vestir o capacete. É muito arriscado ser surpreendido por um vendaval ou uma tempestade quando se está pendurado em uma corda.

Por fim, atenção à alimentação. O cardápio precisa ser rico em carboidratos e proteínas. O primeiro é responsável pela fonte de energia que garante todo o gasto calórico exigido durante a prática da atividade. Já o segundo contribui para a recuperação dos músculos.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais