Cidadeverde.com

Consumo exagerado de doces pode levar à complicações gástricas

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Muitas pessoas, na correria do dia, tendem a substituir uma refeição completa por doces, como um farto pedaço de bolo, uma barra de chocolate ou milk shake mas essa escolha pode gerar riscos à saúde, como complicações gástricas. Médicos e especialistas alertam que esse comportamento pode levar a diversos problemas que vão desde aumento da acidez estomacal à fome de rebote, que provoca o aumento de peso, além de pressão alta, diabetes e problemas cardiovasculares. Tudo isso por conta da grande ingestão de carboidratos. 

Alimentos como sorvetes, bolos, biscoitos recheados são ricos em carboidrato refinados, mais conhecido como açúcar, que, depois de ingerido, é transformado em glicose, a principal fonte de energia para o corpo. Quando isso acontece, o pâncreas também aumenta a produção de insulina. Sendo assim, quanto mais açúcar na corrente sanguínea, mais insulina o pâncreas precisa produzir; no entanto, há um limite: quando o órgão não é mais capaz de processar todo o açúcar no sangue, a substância fica armazenada nas células adiposas, o que pode levar, por exemplo, ao ganho de peso.

“Quando você aumenta muito a glicemia, há a sensação de saciedade, só que quando há alta ingestão de glicose, vai acontecer um pico de insulina e consequente queda da glicose, podendo levar à hipoglicemia, com uma ‘fome de rebote’ em seguida, com mais fome do que antes. Ou seja, um fator que gerar o ganho de peso e pode levar à obesidade”, explica a gastroenterologista Joice Maranhão.

A médica também explica que o consumo excessivo de doces pode levar a problemas gástricos, por conta do aumento da acidez estomacal ou à obstrução intestinal, caso vários chicletes sejam engolidos, por exemplo. “Se não for excesso, comer doces não vai fazer mal a ninguém, mas se houver exagero, sintomas gástricos podem aparecer, como o aumento da acidez, se você ingerir vários chicletes, uma obstrução no intestino pode aparecer”., pontua a gastroenterologista.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a ingestão diária de açúcar não ultrapasse 50 gramas, por isso, é importante ter atenção à alimentação, adotando princípios de qualidade de vida, tais como “descascar mais e desembalar menos”, mas também com cautela, visto que frutas também possuem açúcar.

Diante disso, a Joice Maranhão reforça: “o problema está no excesso. Afinal, todo mundo sabe que tudo em excesso faz mal. Um chocolatezinho não faz mal a ninguém. É importante ter moderação sempre”.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais