Cidadeverde.com

Novo superintendente da Strans promete retornar rastreamento de ônibus via GPS

Imprimir

O novo superintendente da Superintendência de Trânsito de Teresina (Strans), Welton Bandeira, informou em entrevista à TV Cidade Verde, nesta quarta-feira (25), que os ônibus do sistema de transporte coletivo deverão voltar a ser rastreados por GPS até o final do ano. 

Em julho do ano passado, sete ônibus da empresa Taguatur foram destruídos pelo fogo na garagem da empresa. Os GPS dos veículos foram desligados após o dispositivo ser apontado como causa do incêndio. Desde então, usuários do sistema perderam o acesso a aplicativos que forneciam a localização dos veículos, o que facilitava o embarque de passageiros.

Welton assegurou que é prioridade da gestão sanar os “gargalos” do Inthegra, como é chamado o sistema de integração da capital que está sendo implantado desde 2015. Orçado em cerca de R$ 500 milhões, a previsão é que os sistema seja concluído no final deste ano. 

“É certo que ainda temos problemas nas linhas alimentadoras, que é da casa do usuário até o terminal. Nosso desafio hoje é regular o sistema na origem, na alimentação, dos bairros para o terminal e, logicamente à noite, do terminal para o bairro”, explicou.

De acordo com o novo superintendente, um dos objetivos da consultoria contratada pela prefeitura para analisar o Inthegra é focar nas linhas alimentadoras do sistema. Dependendo do parecer final da análise feita, pode haver aumento no número de ônibus na frota. Atualmente são 425 ônibus no sistema, sendo 205 nas linhas interterminais. Os demais fazem linhas alimentadoras, dos terminais para os bairros.

Com terminais ainda em obras, a Strans garante o Inthegra será concluído ainda neste segundo semestre com a entrega dos terminais da zona Norte. “A última etapa é do sistema da zona Norte. Nos terminais do Mocambinho estão sendo concluídas as estações de transbordo (de ônibus)”, garantiu Welton Bandeira.

Segundo ele, a previsão é de que todo os ônibus interterminais só estejam climatizados em 2022.

Volume de carros

Pontes são projetadas para fluir o tráfego intenso de veículos que atualmente chega a 500 mil. “De 2013 pra cá tivemos um aumento de 110 mil veículos na nossa cidade”, disse o superintendente. A construção da ponte da UFPI, que vai ligar as zonas Norte e Leste, deverá ser iniciada em outubro.

Comerciantes do Dirceu

Sobre as reclamações envolvendo os comerciantes do Dirceu, que alegaram que o corredor exclusivo de ônibus implantado na avenida principal da cidade, Welton assinalou para um “Temos um ganho expressivo na mobilidade urbana com a implantação do corredor exclusivo. Temos que compatibilizar os ganhos do transporte com os anseios dos comerciantes”, respondeu.

Ubers

O superintendente também reforçou o discurso de regularização de transportes alternativos, promovido pela prefeitura. “Não podemos ter mais desse tipo de serviço do que a cidade comporta. Tudo tem que ser dimensionado, tudo tem que ser regularizado, dentro das normativas”.

Foto:Yala Sena/Cidadeverde.com

Valmir Macêdo
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais