Cidadeverde.com

Na Uespi, sobram 158 vagas para negros no Vestibular

Imprimir

O Vestibular 2009 da Uespi revelou um dado surpreendente. Dos 3.979 candidatos que concorreram a uma vaga da instituição, somente 61 foram aprovados através da cota para negros e 278 para escolas públicas. Sobraram 158 vagas do sistema de cotas que foram remanejadas para ampla concorrência.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ofereceu 438 vagas para o sistema de cotas. Destas, metade eram destinadas a alunos que se declararam negros e a outra para estudantes de escolas públicas. 

Como os alunos que se declararam negros, em muitos campi não conseguiram atingir a pontuação e outros fizeram tantos pontos que não precisaram fazer parte do sistema de cotas, sobraram mais de 100 vagas para alunos negros.
 
 
O edital do concurso previa que caso essas vagas não fossem preenchidas elas deveriam ser distribuídas para a concorrência geral.
 
 
“Nós iremos analisar o que pode ter acontecido para que essas vagas sejam redistribuídas no próximo vestibular. Podemos observar que muitos lugares não precisavam de cotas e iremos fazer um estudo para que se transferir essas cotas para cursos e campi que realmente necessitem das cotas”, destacou a Reitora da Uespi, Valéria Madeiro.

Segundo a Reitora, as cotas do interior do Estado podem ser transferidas para Teresina e Parnaíba e para os cursos de Bacharelado, que são os mais concorridos e possuem mais alunos de escolas particulares.

 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: