Cidadeverde.com

Alunos participam de trote solidário no Piauí

Imprimir
Uma calourada diferente, solidária. Essa é a proposta dos Centros Acadêmicos da FACID, que em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Piauí – HEMOPI pretendem coletar cerca de 300 bolsas de sangue. A coleta acontecerá através da disputa entre as salas de calouros dos cursos de graduação da FACID: Enfermagem, Odontologia, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Direito e Sistemas de Informação.

O concurso trote solidário FACID foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, dia 26, no auditório da Faculdade na presença dos calouros, diretores e professores.
 

Segundo o acadêmico Jairo Santos, representante do CA de Medicina Dr. Luis Pires -  CAMELUPI, o trote solidário é uma inovação no Estado do Piauí ao banir do meio acadêmico a prática do trote pejorativo. "Geralmente depois da alegria de ter passado no vestibular, surge um sentimento de medo entre os novos acadêmicos. Existe uma preocupação totalmente justificável com o trote, ritual de iniciação à vida universitária que não raro ganha às manchetes dos jornais pelas suas características violentas. Assim ao instituir o trote solidário na semana do calouro esperamos mudar a mentalidade de quem defende essas práticas e causar uma supresa positiva aos novos acadêmicos instigando-os da necessidade constante de abraçar as campanhas sociais e humanitárias", afirmou Jairo Santos.
 
Como funcionará o trote

Cada calouro receberá uma guia controle do seu respectivo curso, que deverá ofertar e convencer aos voluntários a doar sangue. Os voluntários deverão ser orientados a entregar a guia  a uma funcionária do HEMOPI que as recolherá. Os calouros também ficarão responsáveis pela panfletagem na praça de alimentação e nas salas do seu respectivo curso obedecendo ao seguinte calendário de eventos da semana do calouro:
 
Programação do Trote Solidário

 Segunda-feira: panfletagem na praça de alimentação

Quarta-feira: panfletagem na salas sobre a organização dos respectivos C.A

 O concurso terá a duração de 2 semanas (26/01 a 06/02)
 Será considerada a sala campeã a que conseguir o maior numero de voluntários referenciados com as guias do curso.
 Será feita a contagem em evento organizado na praça de alimentação  e será destinada a premiação de um único troféu que ficará exibido na coordenação do curso campeão e no semestre seguinte será novamente disputado em uma nova competição. Alem disso serão ofertado camisas da campanha para a sala campeã.

 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: