Cidadeverde.com
Viver Bem

Pancreatite: causas, cuidados e tratamento

Imprimir

Foto: Roberta Aline

Dor abdominal, náuseas e até mesmo febre. Às vezes, ignoramos determinados sinais, imaginando ser algo passageiro. Entretanto, é importante investigar as causas para evitar complicações mais graves futuramente. Os sintomas apresentados podem estar relacionados com a pancreatite, por exemplo.

O pâncreas fica localizado atrás do estômago. Além de produzir insulina, ajuda no processo digestivo. A inflamação do pâncreas é o que chamamos de pancreatite. Em casos leves. Os podem desaparecer sem a necessidade de tratamento. Entretanto, é preciso cuidado. Afinal, episódios mais graves podem afetar outros órgãos e causar sérias consequências.

Causas

Algumas situações podem provocar a pancreatite. Entre os motivos estão as pedras na vesícula. O consumo exagerado de bebida alcoólica também é responsável por causar a inflamação do pâncreas.

Além das fortes dores no abdômen e nas costas, a pessoas pode apresentar náuseas e vômito. Com isso, o ideal é procurar um médico rapidamente, para o diagnóstico e, assim, o início do tratamento, evitando a evolução do problema

Além de evitar o consumo excessivo de bebida alcóolica, manter um estilo de vida saudável é fundamental. Nos casos relacionados com as pedras na vesícula, o médico saberá indicar o melhor tratamento. Por isso, é importante sempre consultar um profissional. 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir